Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 04 de Maio de 2024 - 03:21
12/01/2024 as 15:52 | Por Redação |
Novo arco cirúrgico do HMS vai otimizar a capacidade em cirurgias de emergência
A aquisição do aparelho é fruto de parceria entre o Ministério Público do Pará e a prefeitura municipal
Fotografo: Agência Santarém
Prefeito Nélio Aguiar agradeceu a sensibilidade e a parceria do MPPA.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou nesta sexta-feira, 12, um novo e avançado aparelho de arco cirúrgico que vai otimizar a capacidade de atendimentos de traumatologia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Esta aquisição é o resultado de uma colaboração entre a Prefeitura e o Ministério Público do Pará (MPPA). 

Novo e moderno arco cirúrgico vai otimizar a capacidade de atendimentos de traumatologia.

 

O arco cirúrgico é um instrumento de imagem médica de última geração, essencial para a realização de procedimentos cirúrgicos. Ele permite a visualização de imagens de raios-X em tempo real, facilitando as intervenções médicas. A chegada desse novo equipamento potencializa a habilidade do hospital em prover cuidados de saúde para a população. 

 

O prefeito Nélio Aguiar ressaltou a relevância desse novo recurso. Segundo ele, a demanda mais frequente no hospital é por atendimento em traumas, muitos deles resultantes de acidentes de trânsito, especialmente com motocicletas. Os pacientes frequentemente apresentam múltiplos traumas e condições graves.  

 

"O equipamento é muito importante para dar celeridade e agilidade no tratamento cirúrgico. Antes, tínhamos apenas um, e hoje temos um novo, uma marca de referência, que foi uma doação do Ministério Público Estadual do Pará, através do promotor de justiça Dr. Diego Belchior, a quem agradecemos pela ação, pela intervenção, em lembrar do nosso hospital, em ter a sensibilidade de nos ajudar na gestão do hospital municipal. Agora, trabalharemos com duas salas com arco cirúrgico, e quem mais ganhará com isso é a nossa população, o usuário, o paciente não só de Santarém, mas de toda a região que procura o nosso hospital municipal”, destacou o prefeito. 

 

A secretária de Saúde, Irlaine Figueira, também destacou a importância dessa parceria. 

"A gestão eficiente do SUS requer uma colaboração contínua. Somos gratos ao Ministério Público do Estado, representado pelo Dr. Belchior, pela doação do arco cirúrgico, que elevará substancialmente a qualidade dos nossos serviços de saúde, especialmente em cirurgias ortopédicas realizadas no HMS”, enfatizou. 

 

O promotor do MPPA, Dr. Diego Belchior, que esteve presente representando a Promotoria de Saúde destacou a importância do equipamento para a saúde pública. 

 

"O aparelho é uma doação do Ministério Público, onde foi firmado o Termo de Ajuste de Conduta e uma empresa fez essa doação para o município. É um importante instrumento que vai servir para ampliar os atendimentos à saúde e, hoje, esse equipamento, entrando em funcionamento, vai trazer maior capacidade de cirurgias, maior capacidade operacional, e isso a gente tem a ganhar, tanto o Ministério Público quanto a população e a prefeitura de Santarém e a Secretaria de Saúde, realizando mais atos, atendendo mais pessoas e com mais qualidade”, finalizou. 

 

Clínica cirúrgica realizou quase 4 mil cirurgias em 2023 

A clínica cirúrgica do HMS realizou um total de de 3.942 cirurgias de pequeno, médio e grande porte no ano de 2023. As especialidades que mais se destacaram foram ortopedia, obstetrícia e cirurgia geral. 

 

Além disso, a clínica cirúrgica oferece um amplo leque de especialidades, incluindo ortopedia, geral, buco, neurocirurgia, vascular, ginecologia e urologia. 

Quase 4 mil cirurgias foram realizadas pelo HMS; equipamento vai potencializar e qualificar atendimentos. 

  

A entrega do equipamento, também, contou com a presença da presidente do comitê gestor do HMS, Layanna Hylda, do médico Dr. Eros Ferreira Dantas, do secretário de Mobilidade e Trânsito, Alberto Portela e da procuradora geral do Município, Paula Piazza. 

 

Por: Ândria Almeida/AscomHMS-UPA  

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil