Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 23:32
02/04/2024 as 07:58 | Por Redação |
HMS promove abordagem para incentivar hábitos alimentares nutritivos aos pacientes pediátricos
Durante a ação, foram realizadas atividades de pintura e montagem de pratos de frutas em forma de coelho.
Fotografo: Agência Santarém
A ação foi realizada no espaço do projeto Mãos Amigas nas Ações Sociais (Manas)

Em uma ação colorida e cheia de alegria, as crianças internadas no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) participaram de uma atividade que combinou nutrição e diversão. A iniciativa, realizada no âmbito das celebrações de Páscoa, também faz alusão ao Dia Nacional da Nutrição e Saúde, comemorado no último domingo (31), teve como destaque a montagem de pratos de frutas em formatos de coelho, simbolizando a importância de uma alimentação saudável de maneira lúdica e criativa. A ação foi realizada no espaço do projeto Mãos Amigas nas Ações Sociais (Manas). 

Durante a ação, bananas, uvas, maçãs, mangas e melancias viraram o desenho de um coelho montado pelas próprias crianças com o auxílio dos acompanhantes. Para que os pequenos conseguissem executar essa tarefa, o nutricionista plantonista fez o modelo e acompanhou as montagens; todos usaram luvas para manipulação de alimentos. 

A importância de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes foi um dos pilares da iniciativa. O nutricionista do HMS, Caio Lima, destacou a relevância da alimentação saudável na infância. 

"É essencial ensinar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável desde cedo. Utilizar o gancho da Páscoa, que foi comemorada ontem, um período em que tradicionalmente consumimos muitos doces, para introduzir o conceito de nutrição através de frutas, de uma forma divertida e atrativa, é uma maneira eficaz de promover hábitos saudáveis que podem durar por toda a vida”, destacou. 

Os alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Amazônia (Unama) fizeram a alegria das crianças com pinturas faciais para tornar o momento ainda mais divertido. Ao todo, três alunos e um egresso participaram da ação acompanhados da professora da coordenadora do curso de pedagogia, Eysimar Vieira. 

Para tornar o momento ainda mais especial, o personagem do coelho da Páscoa do Acqua Park, cedido gentilmente pelo Paraíso Shopping, fez uma aparição surpresa, distribuindo sorrisos e animando o ambiente. Além do lanche criativo, as crianças se envolveram em atividades de pintura, expressando sua criatividade e vivenciando um momento fora da rotina hospitalar. 

Para o nutricionista do HMS, a atividade serviu como uma ferramenta educativa, reforçando a mensagem de que alimentos saudáveis também podem ser divertidos. 

Entre os pequenos que participaram da ação, a empolgação era evidente. A pequena Emilly Marinho compartilhou sua alegria. 

"Eu amei fazer o coelho com as frutas; só fiquei com um pouco de pena de comer. A minha fruta preferida é a maçã”, contou. 

Por outro lado, a iniciativa teve a aprovação dos adultos. Ticiane da Silva, mãe da pequena Ana, expressou sua gratidão pela iniciativa. 

“Achei uma ação bem legal! As crianças se divertiram muito; foi lindo. Agradeço ao hospital e a todos os envolvidos por proporcionar essa experiência aos nossos filhos, especialmente em um momento como este', enfatizou. 

A atividade é fruto de parceria do setor de comunicação e equipe multiprofissional do hospital. As frutas utilizadas na ação foram doadas pela equipe Inova,que fornece a alimentação para o HMS. 

Por: Ândrias Almeida/Ascom-HMS 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil