Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 08:43
03/01/2024 as 07:35 | Por Redação |
Réveillon em Santarém: impacto econômico expressivo e geração de emprego e renda
O réveillon da paz e da diversão da família santarena também foi o da economia com geração de emprego e renda
Fotografo: Agência Santarém
Renda extra para autônomos e empresários do ramo de hotelaria

“Tirando algumas digressões inevitáveis ao momento, como morador, comunitário e empreendedor em Alter do Chão, testemunhei em vida, o maior réveillon dos últimos 10 anos, que convivo diretamente nesta Vila, mais precisamente no ambiente musical. Não ganhou o corró quem trocou o trabalho pela diversão. Quem quis trabalhar e garantir receitas, teve nesta última semana do ano, toda oportunidade”, o depoimento é do Mestre Paulinho Barreto, da Toca do Tatu, que também é empreendedor e morador de Alter do Chão. 

 

O réveillon da paz e da diversão da família santarena também foi o da economia com geração de emprego e renda. A população compareceu em peso para prestigiar a virada de ano novo e se divertir em Santarém e Alter do Chão, mas teve quem aproveitou para ganhar um ‘dinheirinho’. Com lotação de pousadas e hotéis da cidade e Alter do Chão, o réveillon 2023/2024 foi maior dos últimos dez anos e gerou renda para centenas de famílias. 

 

A virada do ano em Santarém revelou-se um marco significativo para a economia local, testemunhando uma extraordinária movimentação econômica com impactos positivos em vários setores, impulsionando a geração de emprego e renda na região. A alta demanda por hospedagem resultou no esgotamento dos leitos de hotéis e pousadas, evidenciando o vigor do turismo na cidade. 

 

O Réveillon 2023/2024 contou com duas estruturas festivas organizadas pela prefeitura, sendo uma na icônica orla da cidade, diante da Praça Tiradentes, e outra na deslumbrante Praia de Alter do Chão. Estas localidades tornaram-se epicentros de celebração, atraindo tanto turistas quanto moradores locais em busca de entretenimento e confraternização. 

 

Centenas de famílias, aproveitaram para ganhar uma renda extra. Desde o pequeno ambulante, passando pelo manipulador de alimentos nas praças de alimentação e dos bares. 

 

“Me juntei com mais dois sócios e colocamos um bar na orla da cidade. Pagamos todas as contas, recuperamos o investimento e ainda teve lucro de R$ 650 para cada um”, contou feliz, Rose Santos. 

Pequenos comerciantes lucraram com as vendas durante as festas de réveillon 

 

Já a movimentação turística resultou no esgotamento dos leitos disponíveis em hotéis e pousadas, uma clara demonstração do impacto econômico gerado pela celebração de final de ano. O aumento expressivo na demanda por hospedagem não apenas beneficiou o setor hoteleiro, mas também impulsionou o comércio local, estimulando restaurantes, lojas e serviços de entretenimento. 

 

Os gastos dos turistas, não apenas em hospedagem, mas também em alimentação, transporte e entretenimento, contribuíram para aquecer a economia local, evidenciando a importância do turismo para a sustentação de diversos setores. 

 

Para Ivo Pereira, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo e Meios de Hospedagem de Alter do Chão (Aetha), o réveillon superou todas as expectativas na vila balneária. “A nossa expectativa foi ultrapassada para esse réveillon. Foi realmente acima das expectativas. Nós vivenciamos um recorde histórico em Alter do Chão, em Santarém como um todo, mas essencialmente em Alter do Chão, que foi o grande chamariz. Tivemos a bênção de termos planejado e um apoio dentro do que foi possível, apoio e participação da comunidade em grandes eventos”, pontuou. “Veio turista do Mato Grosso em peso, do Sudeste em peso e mais pessoas do que o esperado daquelas regiões próximas: Altamira, Monte Alegre, outros municípios do estado do Pará, Amazonas também veio novamente em peso”, acrescentou. 

 

“O réveillon esse ano superou todas as nossas expectativas. Nós tivemos três grandes eventos em Alter do Chão, um evento na Praia do Cajueiro, um evento na Praça do Çairé e o evento patrocinado pela Prefeitura Municipal de Santarém, juntamente com a comunidade, que foi o Réveillon da Orla em frente à Vila. Todos os eventos com grande público, com as pessoas elogiando as organizações, sem violência nenhuma, nós não tivemos ocorrência policial nesses ambientes, foi tudo tranquilo, graças a Deus. E aí as pessoas vieram das suas cidades para cá, de todos os lugares do Brasil brincar, em paz com a família, lotaram as pousadas, a economia aqueceu. Foi uma parceria muito boa, muito grande entre poder público e comunidade. E assim que deve ser, a gente unir forças de segurança com os órgãos de forças também que estiveram presentes, deram suporte necessário para que tudo ocorresse bem”, disse Mauro Vasconcelos, presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão. 

 

O Secretário de Turismo, Alaercio Cardoso, ressaltou: "Estamos extremamente satisfeitos com a repercussão e o impacto positivo que o Réveillon trouxe para Santarém. A montagem das estruturas festivas e a produção dos eventos não só geraram empregos temporários como também promoveram a cidade como um destino turístico atraente." 

 

O Secretário de Cultura, Adson Wender, comentou entusiasmado sobre a relevância cultural e o impacto positivo do Réveillon para a cidade de Santarém: "O Réveillon deste ano foi muito mais do que uma celebração; foi uma expressão da nossa riqueza cultural e da capacidade de atrair não apenas turistas, mas também valorizar a identidade local. As estruturas montadas nas áreas emblemáticas de Santarém não apenas ofereceram entretenimento de qualidade, mas também promoveram artistas locais, ressaltando a diversidade e a criatividade da nossa cultura. Foi uma oportunidade única de unir tradição e inovação, consolidando Santarém não apenas como um destino turístico, mas como um polo cultural vibrante e atrativo." 

 

O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou: "O Réveillon em Santarém se consolidou como um evento não apenas de celebração, mas também como um motor econômico para a cidade. A expressiva movimentação e o esgotamento dos leitos reforçam a importância do turismo para a nossa economia, gerando empregos e fortalecendo setores estratégicos." 

 

O Réveillon de 2023/2024 não apenas celebrou a virada do ano, mas também consolidou Santarém como um destino turístico de destaque, impulsionando a economia local e destacando a importância do turismo como um pilar fundamental para o desenvolvimento da região. 

 

Por: Alailson Muniz/Ascom-PMS 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil