Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 09:44
21/03/2024 as 07:50 | Por Redação |
Dia da Saúde Bucal: mais de 390 atendimentos em Santarém no início de 2024
Na quarta-feira, 20, Dia da Saúde Bucal, é crucial destacar a relevância desses atendimentos para a população
Fotografo: Agência Santarém
O setor odontológico da unidade atende exclusivamente casos de urgência e emergência

A equipe odontológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas realizou um total de 391 atendimentos neste ano, oferecendo alívio da dor e restabelecendo o sorriso aos pacientes que procuraram ajuda em situações de urgência e emergência. Na quarta-feira, 20, Dia da Saúde Bucal, é crucial destacar a relevância desses atendimentos para a população. 

 

A UPA 24 horas atende uma variedade de situações odontológicas de urgência e emergência, incluindo: 

-Dor de dente intensa e abscessos, caracterizados por inchaço facial devido a infecções. 
-Pericoronarite, uma inflamação ao redor dos terceiros molares retidos, comumente conhecidos como dentes do siso. 
-Traumatismos dentais, ósseos e lesões nos tecidos moles, como gengiva, língua e lábio. 
-Casos de dente ou restauração quebrada que resultam em dor aguda, inchaço e desconforto na gengiva. 

 

Os atendimentos no setor odontológico da UPA funcionam por demanda espontânea todos os dias da semana, das 7h às 19h, em regime de plantão. Após esse horário, a equipe permanece de sobreaviso para eventuais emergências, garantindo assistência odontológica contínua. 

 

Durante o ano de 2023, a unidade realizou 3.199 atendimentos odontológicos de emergência; agosto foi o mês de maior procura, alcançando 415 atendimentos. 

 

O gerente da UPA, enfermeiro Rodolfo Sousa, ressalta a vitalidade desse serviço para a população, que está disponível diariamente, atendendo às necessidades de urgência e emergência. Ele destaca que o perfil de atendimento da unidade é direcionado especialmente para aqueles que precisam de assistência imediata. 

 

"O atendimento ofertado na UPA é essencial para esses pacientes que necessitam de atendimento emergencial. Nossa equipe atua nas modalidades de plantão e sobreaviso, oferecendo o serviço de maneira humanizada e eficiente”, enfatizou. 

 

Pacientes com problemas menos graves são aconselhados a buscar assistência nas unidades básicas de saúde para tratamentos como profilaxia (limpeza), aplicação de flúor, restaurações, extrações dentárias, orientações sobre higiene bucal e encaminhamentos para especialidades odontológicas, quando necessário. As Unidades Básicas de Saúde (UBS's) atendem pacientes de todas as faixas etárias, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. 

Dr. Jey Coelho: "Resgate do serviço na UPA" 

Para o coordenador de saúde bucal, Dr. Jey Coelho, a atuação da UPA é de extrema importância para a população. 

 

"Resgatamos e reestruturamos o serviço de urgência e emergência envolvendo a saúde bucal na UPA, fornecendo um suporte essencial para aliviar e tratar a dor de dente. Nossas equipes estão de parabéns pelo serviço prestado diariamente", destacou. 

 

Por: Ândria Almeida/Ascom-HMS 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil