Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 21:37
12/04/2021 as 15:53 | Por Redação |
Por que o distanciamento social é tão importante na pandemia?
Especialista da Faculdade Serra Dourada explica
Fotografo: Reprodução
Daiane Oliveira diz que o distanciamento é uma das medidas mais eficazes para conter a pandemia

Desde que a pandemia do novo coronavírus foi decretada no Brasil, o distanciamento social foi uma das medidas mais recomendadas pelas autoridades de saúde para conter o avanço do vírus e salvar vidas. Em Altamira, o fechamento do comércio não-essencial, a proibição de eventos sociais e das aulas presenciais em escolas e faculdades foram determinadas com o objetivo de evitar aglomerações e a propagação da covid-19. Recentemente, a cidade passou por lockdown, termo utilizado para o confinamento mais rígido da população. 

De acordo com a professora da Faculdade Serra Dourada e biomédica Daiane Oliveira, o distanciamento social é uma das medidas mais eficazes para conter a pandemia e evitar o colapso do sistema de saúde, uma vez que a vacina ainda não está disponível para toda a população. “A Covid-19 é causada pelo vírus Sars-Cov-2, que tem como característica uma alta transmissibilidade, ocorrendo de um indivíduo doente para o outro por contato próximo ou através de um aperto de mão, abraço ou outro contato físico. Nesse contexto, a pessoa sadia entra em contato com material biológico infectado via gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro. Além disso, o vírus pode permanecer em superfícies contaminadas por tempo variável dependendo da natureza do material. Logo, a pessoa sadia pode se infectar ao levar as mãos a boca ou nariz após tocar em celulares, mesas, maçanetas, corrimãos entre outros objetos e estruturas de uso coletivo. Dessa forma, o distanciamento social torna-se fundamental para evitar a disseminação do vírus”, afirma. 

Além do distanciamento social, a biomédica explica que a prevenção consiste ainda em lavar as mãos com frequência usando água e sabão, ou higienização com álcool em gel 70%, usar máscaras, evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas, manter uma distância média de 2 metros de pessoas que estão tossindo ou espirrando, higienizar objetos de uso frequente, evitar o contato físico com as demais pessoas evitando beijos, abraços e apertos de mão. “Também é importante manter os ambientes limpos e arejados, se alimentar bem e manter-se mental e fisicamente ativo”, complementa. 

Ainda segundo a professora da Faculdade Serra Dourada, assim que perceber algum sintoma gripal, como febre, dor de cabeça, coriza, falta de ar, entre outros, deve procurar uma unidade de saúde para fazer o teste e permanecer recluso em casa até que o resultado seja divulgado. “Em caso positivo, deve cumprir a quarentena em casa, de forma isolada, sem contato com outras pessoas, conforme orientação médica. Se sentir os sintomas se agravar, deve imediatamente buscar atendimento médico para avaliação e tratamento adequados”, finaliza. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil