Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 28 de Maio de 2024 - 07:01
15/04/2024 as 08:50 | Por Redação |
Polícias fazem maior apreensão de drogas da história do Pará
As apreensões ocorreram por meio da operação “Guardião do Norte”.
Fotografo: Divulgação/PCPA
Mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas

O governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou, na manhã de domingo (14), a maior apreensão de drogas da história do Pará. As forças de segurança, como as polícias Militar e Civil, trabalharam em conjunto para apreender um total de 3,2 toneladas de entorpecentes em Abaetetuba, no nordeste do Pará, durante a noite de sábado (13). 
As apreensões ocorreram por meio da operação “Guardião do Norte”, que tem como objetivo proteger os rios do estado contra a criminalidade. Durante a averiguação de uma embarcação, foi localizada uma carga de entorpecentes escondida entre 3 toneladas de peixes salgados e congelados. O número é quase a metade das 8 toneladas apreendidas em 2023. 

Na operação, quatro pessoas foram presas em flagrante. Em imagens postadas pelo governador em seu Instagram, é possível ver barcos e carros abarrotados com as substâncias ilícitas, significando um grande prejuízo para o crime organizado. 

“Esta é a maior apreensão de drogas da história das forças de segurança do Estado do Pará, superando as 2,5 toneladas de uma apreensão realizada pela Polícia Civil em Mosqueiro (distrito de Belém) no ano de 2020. Isso demonstra para a população que nossos agentes estão atuando de forma enérgica no combate ao tráfico de drogas em todo o Pará”, destacou o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende. 

Drogas escondidas entre peixes 

Drogas escondidas entre peixes |Divulgação/PCPA 

As investigações iniciaram após denúncias feitas as órgãos de segurança. Com o levantamento das informações, a operação foi montada pela Superintendência Regional do Baixo Tocantins, com apoio do Núcleo de Inteligência Policial, Núcleo de Apoio à Investigação (NAI Santarém), Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e Polícia Militar. 

Policiais em cima da embarcação em que a droga foi apreendida

Policiais em cima da embarcação em que a droga foi apreendida |Divulgação/PCPA 

Os quatro suspeitos foram presos e autuados por crimes ambientais, tráfico de drogas e associação criminosa. Após passar pelos procedimentos necessários, todos foram colocados à disposição da Justiça. A droga apreendida foi encaminhada para perícia. 

Suspeitos presos na operação

Suspeitos presos na operação |Divulgação/PCPA 

Segundo o superintendente Regional do Baixo Tocantins, Mhoab Kayan, responsável pela operação, o trabalho contou com o apoio de órgãos municipais na destinação do material apreendido. “A embarcação utilizada no crime foi confiscada e entregue à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Município, como fiel depositário. As carnes apreendidas foram inspecionadas e distribuídas à população carente de Abaetetuba, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social”, acrescentou o delegado. 

Por: Lucas Contente 

Com informações do DOL 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil