Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 22:09
10/02/2020 as 09:46 | Por Da Redação |
Morre o músico paraense Alcyr Guimarães
Artista estava internado há cerca de um mês, em estado grave, em uma UTI de hospital
Fotografo: Reprodução
Músico, ao longo de sua carreira, produziu cerca de 250 discos.

O cantor e compositor paraense Alcyr Guimarães morreu, aos 68 anos, no domingo (9). O artista estava internado há cerca de um mês, em estado grave, em  Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular da capital paraense. A informação foi confirmada pelo advogado do músico na tarde de domingo. 

Alcyr, que é natural de Muaná, no Marajó, é conhecido pelas obras "Tiempo de Flores", "Ausência", "Boi do Céu" e "Do Rancho". O artista possui ao todo 529 músicas editadas e gravadas. Além disso, ao longo de sua carreira, produziu cerca de 250 discos. 

O músico também integrou a Ala de Compositores do Quem São Eles e foi integrante dos grupos Manga Verde, Oficina, Urubu do Ver-o-Peso e Arraial do Pavulagem.

ACUSAÇÕES

Nos últimos dias, uma nova versão da morte da ex-esposa do músico, a médica Ciane de Oliveira Mackert, ganhou repercussão nas redes sociais. O artista foi indiciado pela Polícia Civil do Pará por homicídio e furto qualificados. Tudo porque uma investigação da polícia deu um novo rumo à morte da mulher do cantor, que morreu no dia 28 de março de 2015. Segundo o inquérito policial, a mulher pode ter morrido por envenenamento.

Na época, o artista relatou que Ciane tinha sido vítima de um mal súbito enquanto tinha ido ao banheiro. Ele estaria no quarto quando percebeu a demora da esposa. Alcyr teria a encontrado desfalecida, sentada no vaso sanitário. Um laudo apontou que a médica tinha morrido em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, aterosclerose da artéria coronária e diabetes mellitus. 

A partir das investigações, foi possível perceber que o casal vivia uma relação conturbada. Relatos de pessoas próximas à Ciane mostram que a médica mudou completamente durante o relacionamento com o artista, tornando-se introvertida, isolada e distante da família. A mudança foi tão visível, que até a aparência da vítima teria mudado, apresentando uma versão de "total submissão" ao músico. 

Além da possível ligação com a morte da esposa, Alcyr responde por furto qualificado. Ele é acusado de sacar todo o dinheiro existente na poupança dos filhos da médica após a morte da mesma. 

O músico também é acusado de receber, por cerca de três meses, sozinho, uma pensão por morte do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ele não tinha declarado que a mulher tinha filhos. Na época, o artista alegou que tinha sacado o dinheiro para "quitar uma dívida da médica. 

O artista foi chamado para uma audiência, na última sexta-feira (7), em que responderia pela acusação de furto, mas não pôde comparecer por estar internado. 

NOTA DA FAMÍLIA

A informação sobre a morte de Alcyr foi divulgada pelo advogado do músico, Tiago Brito.

"Com tristeza pela perda e indignação pela injustiça, arbitrariedade e desumanidade dentro de um inquérito policial recheado com inúmeras falhas técnicas, comunico o falecimento do amigo, cliente e músico paraense, Alcyr Guimarães!".

Fonte: DOL




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil