Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 04:17
12/12/2021 as 08:56 | Por Redação |
Morre Monarco, presidente de honra da Portela e símbolo do samba
Monarco tinha 88 anos e deixa um legado de 70 anos no samba
Fotografo: Reprodução
O sambista Hildemar Diniz (Monarco) era o mais antigo integrante da Velha Guarda da Portela

Morreu no sábado, 11, aos 88 anos, Monarco, o presidente de honra da escola carioca Portela e símbolo do samba. A escola de samba de Madureira divulgou uma nota lamentando a morte do seu baluarte.  

 

O sambista Hildemar Diniz era o mais antigo integrante da Velha Guarda da Portela. Ele foi internado no mês passado no Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, para fazer uma cirurgia no intestino.  

 

Monarco, como era conhecido o cantor e compositor, nasceu em Cavalcante, Zona Norte do Rio, e ainda menino, se mudou para Oswaldo Cruz, bairro de origem da Portela. Foi já naquela época, que ele teve contato com os sambistas da escola e começou a compor sambas fazendo carreira na azul e branca, e emplacou sucessos em parceria com outros grandes da música brasileira como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho entre outros. 

 

Um dos seus trabalhos mais recentes, o álbum " De Todos os Tempos " foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode, em 2019. O sambista deixa um legado de 70 anos no samba.  

 

Leia a nota de despedida da Portela: 

"É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso Presidente de Honra, Monarco, aos 88 anos. O Mestre estava internado desde o mês de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde se internou para fazer uma cirurgia no intestino. Infelizmente, não resistiu a complicações. Ele deixa esposa, filho, netos e uma legião de fãs e admiradores. Por enquanto, não há informações sobre velório e enterro do corpo." 

 

"O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão, a Velha Guarda Show da Portela, a Galeria da Velha Guarda e toda a diretoria da Majestade do Samba lamentam o falecimento e se solidarizam com os familiares, amigos e fãs", diz a nota da escola. 

 

Fonte: Globo.com. 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil