Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 05:18
06/11/2020 as 11:15 | Por Redação |
Ação Novembro Azul será realizada pela Unama no Mercadão 2000
Atividade é voltada para a conscientização sobre o câncer de próstata
Fotografo: Reprodução
Alunos dos cursos de Radiologia e Biomedicina realizam ação de conscientização neste sábado (07)

A UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, por meio dos cursos de Radiologia e Biomedicina, realizam, neste sábado (07), uma ação em alusão a campanha Novembro Azul, no Mercadão 2000. Voltada para o público masculino, a atividade acontece a partir das 08h e irá levar conscientização sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.  
Na ocasião além de orientação sobre os riscos do câncer de próstata, serão realizados também atendimentos gratuitos como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e tipagem sanguínea. De acordo com o coordenador de Radiologia da UNAMA, Marcos Mota, a conscientização precisa ser feita não somente para os homens, mas para familiares. “Muitas vezes, o indivíduo tem alguns sintomas e não tem conhecimento desta patologia e, quando ele descobre, o diagnostico é tardio. Por isso, levar estas informações preventivas é necessário”, destaca o coordenador. 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Por isso, alguns hábitos saudáveis contribuem na prevenção, como: uma boa alimentação; não ingerir bebida alcoólica; evitar cigarros e derivados do fumo; atividade física frequente e consultas ao profissional especializado na doença, o urologista.  
A campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar homens acima de 50 anos sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação mundial tem ganho força a cada ano e ajudado milhões de homens a quebrar o tabu dos exames necessários para identificar a doença. 
Fonte: Portal Santarém e Lana Mota




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil