Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 07:20
04/11/2021 as 07:58 | Por Redação |
PF realiza Operação contra lavagem de dinheiro no Oeste do Pará
Justiça determinou apreensão de 12 aeronaves, bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de diversos outros bens móveis e imóveis
Fotografo: Polícia Federal
Uma residência em um condomínio de luxo, localizado na área de influência da rodovia Fernando Guilhon, em Santarém, esteve entre os alvos da PF

A Polícia Federal (PF) realizou a “Operação Narcos Gold” para combater um grupo criminoso que atua na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas no oeste do Pará há três anos. 

 

Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados do Pará, Goiás, Tocantins e São Paulo expedidos pela 1 ª Vara Criminal da Justiça Estadual da Comarca de Santarém/PA. A Justiça determinou apreensão de 12 aeronaves, bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de diversos outros bens móveis e imóveis. 

 

De acordo com PF, mais de 1 bilhão de reais foi movimentado de 2017 até o início deste ano pelas pessoas investigadas. A investigação revelou que os entorpecentes eram transportados em aviões que vinham de outros estados para o Pará, para ser feito a distribuição das drogas no Brasil.  

 
A Polícia informou que os acusados utilizavam garimpos de ouro como base de pouso e decolagens das aeronaves.  

 

Cerca de 130 policiais federais participaram da ação

 

Segundo informações repassadas à reportagem, o pecuarista Heverton Soares, conhecido por "Grota", proprietário da fazenda Vale do Ouro, em Itaituba, onde o cantor Wesley Safadão fez uma apresentação com transmissão pela internet, no ano passado, foi um dos alvos da operação. Também em Itaituba, uma advogada foi presa por agentes da PF, na manhã de hoje. 

 

Em Santarém, uma residência em um condomínio de luxo, localizado na área de influência da rodovia Fernando Guilhon, esteve entre os alvos da operação da Polícia Federal. 

 

Os crimes investigados no Inquérito Policial correspondente são de tráfico de drogas e associação para o tráfico (Art. 33 da Lei n° 11.343), corrupção passiva e ativa (Art. 317 e Art. 333 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Art. 1° da Lei n° 9.613), cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão. 

 

O nome da operação remete à matéria investigada (tráfico de drogas em associação) e ao uso da mineração de ouro como fachada para justificar os volumosos recursos em tese aferidos com a traficância. 

 

Por: Manoel Cardoso, com informações da PF 

Fonte: Portal Santarém  

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil