Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 09:34
02/02/2024 as 07:59 | Por Redação |
Novo secretário de Saúde reúne com as coordenações da Atenção Básica e Média e Alta Complexidade
O objetivo foi desenvolver estratégias e aprimorar a qualidade da assistência prestada pelo SUS.
Fotografo: Agência Santarém
Albino Luciano, deu início à sua gestão com uma reunião estratégica

Na quinta-feira, 1º de fevereiro, o recém-nomeado secretário municipal de Saúde, Albino Luciano, deu início à sua gestão com uma reunião estratégica com as equipes de coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Média e Alta Complexidade. Após o encontro, o secretário, acompanhado da presidente do Comitê Gestor do Hospital Municipal de Santarém (HMS), Layanna Barbosa, visitou a UPA 24 horas para avaliar a situação da unidade, que agora está lidando com as demandas de urgência e emergência, anteriormente atendidas pelo HMS. Além disso, discutiu estratégias com os gestores da UPA para aprimorar a assistência à população. 

 

"Estou aqui hoje para identificar demandas e desafios, buscando maneiras de aprimorar e atingir metas na melhoria da assistência de saúde pelo SUS. Eu não tenho plano de saúde, sou dependente do SUS, acredito nele. Com a colaboração de vocês, vamos trabalhar juntos para superar os desafios e aprimorar o sistema, visando o bem-estar dos nossos pacientes". 

 

A estrutura de saúde da rede pública 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desempenha um papel crucial na promoção da saúde em toda a cidade, oferecendo serviços abrangentes na Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, além de uma rede de Urgência e Emergência, proporcionando uma estrutura completa para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

A Atenção Primária à Saúde (APS) conta com 73 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) na zona urbana, planalto e rios. Há, também, 3 Unidades Básicas de Saúde Fluviais (Ailton Barros, Abaré e Abaré 2), 5 Academias de Saúde, 2 consultórios na Rua e 44 consultórios odontológicos fixos. 

 

A Média Complexidade opera por meio de 7 Centros de Referência, 1 ambulatório especializado, telemedicina, o Programa Melhor em Casa e 3 Centros de Especialidades Odontológicas. Na rede hospitalar, destacam-se o Hospital Municipal de Santarém (HMS) e o Centro de Hemodiálise para pacientes renais crônicos. No que diz respeito a casos de Urgência e Emergência, conta com o SAMU e UPA 24 horas. 

 

Por: Katrine Bentes, com colaboração de Ândria Almeida/Ascom-HMS/UPA 24 Hs 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil