Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 08:39
16/02/2024 as 13:14 | Por Redação |
Novo laboratório capaz de realizar mais de 30 mil exames mensais dará celeridade no HMS e UPA
O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância do investimento na saúde
Fotografo: Agência Santarém
O laboratório está equipado para atender mais de mil exames diários em um regime de 24 horas

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas agora contam com um moderno laboratório equipado com capacidade para realizar mais de 30 mil exames laboratoriais por mês, o que dará mais celeridade nos diagnósticos. 

 

Equipado para atender a demanda de mais de mil exames diários em um regime de 24 horas, o laboratório está preparado para realizar uma ampla gama de mais de 240 tipos de exames. O local disponibiliza de um parque tecnológico, composto por um conjunto de equipamentos laboratoriais de Bioquímica (Humastar 200 e Humastar 600), Hematologia (Ruby), Gasômetro (Prime) e Coagulação (Sta Compact Max). 

 

A lista de exames inclui Hemogramas, Imunologia, Microbiologia, Testes bioquímicos, Urinálise e Parasitologia, além de realização de testes rápidos para HIV, HCV, contribuindo para um diagnóstico rápido para conduta médica. 

 

A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do governo municipal para garantir o acesso ao serviço de saúde de qualidade, com atendimento humanizado e eficiente. 

 

O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância do investimento na saúde, apontando que a iniciativa não só melhora o atendimento como também a rapidez e precisão no diagnóstico, essenciais para o bem-estar da população atendida pelo HMS e UPA. 

Nélio Aguiar: "Estrutura fortalece as demandas prioritárias da rede de saúde pública". 

 

"É muito importante toda essa estrutura de laboratório, porque sabemos que a nossa demanda é de urgência e emergência. Então, a gente precisa de rapidez e celeridade. Na hora em que o paciente é atendido, ele precisa esclarecer o diagnóstico. A agilidade nessa análise e resultado desse exame é importantíssima para a decisão do médico: se o paciente vai receber alta para casa, se vai passar por uma cirurgia, internar. Com isso, a gente ganha uma segurança para o atendimento. O próximo passo, com os mesmos equipamentos, é implantar na UPA 24 horas, reforçando a rapidez no atendimento”, destacou. 

O secretário de saúde, Abino Luciano, complementou: 

"A parceria com a Pro Analysis, responsável pela gestão do laboratório, fortalece nossa rede de saúde, trazendo mais eficiência e rapidez aos processos, o que é fundamental para salvar vidas e manter nossa população saudável”, enfatizou. 

 

Por: Ândria Almeida/Ascom-HMS-UPA 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil