Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 18:54
06/08/2020 as 11:13 | Por Redação |
Zoológico realiza cirurgia em cachorro-do-mato, em Santarém
Lesão, supostamente, foi causada por um objeto perfurante
Fotografo: Reprodução
Animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e chegou bastante debilitado

A chegada de um cachorro-do-mato, na última sexta-feira (31), marcou a equipe médica veterinária do ZOOUNAMA, em Santarém. O animal foi resgatado pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Zoológico. No entanto, por conta de um ferimento no pescoço, ele precisou passar por uma cirurgia. A lesão, supostamente, foi causada por um objeto perfurante.

Durante a chegada, observou-se que se tratava de um macho, adulto, pesando 5,5kg e medindo 103 cm de comprimento. Bastante debilitado, o animal estava um corte de 9 cm na região cervical e com uma grande lesão nos músculos do pescoço. Logo, foi encaminhado para sala de cirurgia, onde passou pelo procedimento de sedação, limpeza, sutura da região lesionada e medicação.

De acordo com a médica veterinária do Zoológico, Ianny Posiadlo o animal ficou em observação na sala de tratamento após a cirurgia e, no dia seguinte, alimentado com ajuda da equipe técnica, uma vez que não conseguia alimentar-se sozinho. “O animal chegou no zoológico muito ferido e nós tomamos todas as medidas para salvá-lo. Hoje, ele está em um recinto do setor extra da quarentena do ZOOUNAMA e já está alimentando-se sozinho, porém, segue em observação como protocolo clínico. O prognóstico do animal ainda é reservado, mas está respondendo bem ao tratamento”, ressaltou a veterinária.

De acordo com a administração do zoológico, assim que o animal estiver recuperado, será devolvido à natureza. “Assim que estiver 100% recuperado, poderemos realizar a devolução do espécime ao seu meio natural. Nós agradecemos o apoio do Corpo de Bombeiros, que tem mantido, juntamente com os órgãos ambientais, um papel bastante importante na luta em defesa dos animais da fauna amazônica”, frisou Mary Jane, administradora do ZOOUNAMA.

Fonte: Portal Santarém e Lana Mota/Unama

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil