Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 23:50
22/11/2019 as 09:42 | Por Da Redação |
UNAMA realiza Júri Simulado no Fórum de Santarém
Estudantes atuarão como jurados e testemunhas, baseados em caso real bárbaro na cidade
Fotografo: Reprodução
Evento acontece nesta sexta-feira (22) no Salão do Tribunal do Júri de Santarém

Com objetivo de aproximar a teoria com a prática, alunos do curso de Direito da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia participarão nesta sexta-feira (22), de uma Simulação do Júri. O evento teve início às 8h com o credenciamento no Salão do Tribunal do Júri de Santarém (Fórum). Participarão da atividade o docente da UNAMA, Cristiano Motta e o advogado criminalista Gustavo Inácio.

A simulação será dividida em dois grupos, onde o primeiro grupo (defesa) será conduzido pelo advogado Gustavo Inácio e o segundo grupo (acusação) pelo docente Cristiano Motta.  As etapas da simulação acontecerão de acordo com o caso real que será colocado aos acadêmicos de Direito onde irão atuar como corpo de jurados, réu, testemunhas e oficiais de justiça.

De acordo com Cristiano, o tribunal do júri é a segunda etapa do julgamento de crimes dolosos contra a vida, seja ele na forma tentada, ou na forma consumada. “A primeira etapa vai até o julgamento da sentença de pronúncia e a segunda etapa vai ao tribunal do júri que é um julgamento feito pela população”, afirma o docente.

Dentro do tribunal do júri as pessoas são escolhidas dentre a população, servidores públicos, pessoas que trabalham em determinados órgãos, instituições ou universitários onde é feito uma escolha aleatória, dessa escolha é feita uma relação, dessa relação é publicado anualmente e realizado um sorteio. Desse sorteio comparecem uma quantidade de 25 pessoas que vão para o dia do tribunal do júri e de 25 são sorteados apenas, 7 para o conselho de sentença. As 7 pessoas permanecem lá e são incomunicáveis. A partir disso é novamente apresentado o caso diante desses jurados, o processo é novamente apresentado, onde são feitos aqueles debates pela defesa e pela acusação. Sempre a acusação se pronuncia primeiro.

O Fórum de Santarém está localizado na Av. Mendonça Furtado, em frente ao Shopping Paraíso. Com informações de Lana Mota.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil