Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 23:49
08/06/2021 as 09:28 | Por Redação |
Sindsaúde-Pa promove live sobre condições de trabalho e saúde mental dos trabalhadores em Saúde
“Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil"
Fotografo: Reprodução
Evento é totalmente online e conta com a participação da pesquisadora da Fiocruz

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde-Pa), realiza nesta terça-feira, (08), um debate cujo tema é “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil". Participam da discussão, Maria Helena Machado, Socióloga, Doutora em Sociologia, Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz; Miriam Andrade, Coordenadora Geral Política Sindical do (Sindsaúde-Pa); Ribamar Santos,Coord. Geral de Relações de Trabalho (Sindsaúde-Pa) e Maria Elizabeth, Coord. Sócio Econômico (Sindsaúde-Pa). 

Maria Helena explica que o debate é mostrar ao público, no geral, a real situação que os trabalhadores em saúde enfrentam diariamente em todo país. “Essa legião de trabalhadores da Saúde está cotidiana e diretamente na linha de frente atendendo a mais de 8 milhões de contaminados pela Covid-19 e lidando com mais de 470 mil óbitos em todo o país. Além disso, estão expostos à infecção, sofrem com a morte de colegas, e boa parte está desprotegida de cuidados necessários, sem, de fato, ter voz e meios de expressar a real situação no cotidiano do seu trabalho e de sua vida pessoal, no que se refere à saúde física e mental”, explica. 

Para a coordenadora geral do sindicato, Miriam Andrade, o debate é de extrema importância para os trabalhadores da área da saúde. “Acredito ser de grande relevância para nossa categoria que vive numa pandemia sem prazo para acabar, sem valorização e parte dessa categoria ainda permanece invisível e desvalorizada. Ouvir uma pesquisadora como a Dra. Maria Helena Machado que atua na Fiocruz é importante para todos nós do Sindsaúde-Pa”, diz.  

live é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará, e ocorre a partir das 15h, na página oficial do sindicato, no Facebook. 

Link de transmissão: https://www.facebook.com/sindsaudepara 

Fonte: Portal Santarém e Ascom 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil