Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 05:44
22/09/2019 as 09:42 | Por Portal Santarém |
Luzes, cores e emoção marcam disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa no Sairé de Alter do Chão
Apresentação dos botos aconteceu na noite de sábado (21), no Sairódromo
Fotografo: Portal Santarém
Botos chamaram atenção das autoridades e da sociedade para a preservação da Amazônia

Lendas, mitos, luzes, cores e emoção marcaram a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, na noite de sábado, 21, no Sairé de Alter do Chão.

Durante as apresentações, os botos chamaram atenção das autoridades e da sociedade para a preservação da Amazônia.

Segundo a coordenação, quase 10 mil pessoas compareceram ao 'Lago dos Botos", para presenciar mais uma edição da disputa entre as duas associações folclóricas.

Com o tema intitulado: "Alter do Chão Berço da Vida", o boto Cor de Rosa iniciou sua apresentação, no Sairódromo, as 22h30, de sábado, 21. Alegorias e personagens inspirados na natureza encantaram a 'galera' do 'boto encarnado'.

Já o boto Tucuxi começou sua apresentação a 1h15, deste domingo, 22. Com o tema denominado: "A Resistência Borari", o Tucuxi alertou as autoridades para a preservação da Amazônia. Embalados ao ritmo de Carimbó, os brincantes do Tucuxi animaram a 'galera' do 'boto cinza'. Segundo o apresentador oficial do Sairé, o radialista Sinval Ferreira, cada boto teve 30 minutos de aquecimento e o tempo de apresentação de duas horas.

De acordo com Sinval, tanto o boto Tucuxi quanto o Cor de Rosa tem 10 vitórias. Porém, neste ano a disputa tem por finalidade desempatar as conquistas dos botos.

Ele enfatizou que as associações folclóricas entraram no 'Lago dos Botos' com 16 itens sendo analisados pelos jurados. "São 4 membros que compõe o júri, com 3 deles com direito a votos", explicou Sinval.

No final da apresentação dos botos, o envelope com os votos foram entregues a um oficial da Polícia Militar  e levado para o Quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Santarém, onde vai ficar até a tarde desta segunda-feira, 23, quando será levado novamente para Alter do Chão, quando será feita a apuração, para definir o boto campeão do Sairé 2019.

FESTIVAL DOS BOTOS

Incorporado ao Sairé no ano de 1997, mas com disputa apenas em 1999, o Festival dos Botos completa 22 anos e esta edição será marcada pelo desempate, já que ambos têm 10 títulos. O grande campeão será conhecido nesta segunda-feira, 23. A apuração, com a leitura das notas dos jurados, começa por volta das 16h, no Sairódromo, em Alter do Chão.

Os Botos foram avaliados com notas que vão de 7 a 10 nos quesitos: apresentador; cantador; rainha do Sairé; cabocla borari; curandeiro; rainha do artesanato; boto homem encantador; boto animal evolução; rainha do Lago Verde; carimbó; conjunto folclórico; alegorias; letra e música; ritual; torcida (galera) e sedução do boto.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil