Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 08:26
05/02/2024 as 09:24 | Por Redação |
Cheia do rio Tapajós muda paisagem de Alter do Chão, no Pará
Apesar do período chuvoso (inverno amazônico), o balneário ainda conta com faixas de areia
Fotografo: Manoel Cardoso
Período de carnaval atrai turistas de outras regiões do Brasil e de outros países para Alter do Chão

Um mês depois da seca extrema que atingiu a Amazônia, a enchente do rio Tapajós mudou a paisagem do Balneário de Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, oeste do Pará. Entre as mudanças, no canal que liga a Vila à Ilha do Amor, onde antes os turistas atravessavam a pé, agora a travessia voltou a ser feita por meio de catraias (canoas) ou lanchas.  

 

Na Praia do Cajueiro, quem visita o local, observa que a água do Tapajós, já se aproxima das barracas.  

 

Já no lago do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde em outubro do ano passado peixes, quelônios e répteis morreram por consequência da seca, no início deste ano, devido ao período chuvoso (inverno amazônico), o manancial voltou encher e se consolidar como berçário de animais aquáticos. Segundo a Defesa Civil de Santarém, o período chuvoso deve se estender até o mês de junho, na região, quando deve iniciar o verão amazônico. 

 

TURISMO  

Em relação ao turismo em Alter do Chão, os empresários informaram que tudo está funcionando dentro da normalidade, como hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojas, barracas, entre outros pontos comerciais.  

 

De acordo com os empresários, a expectativa para o período carnavalesco está muito grande, onde turistas de várias regiões do Brasil e de outros países, já fizeram reservas em hotéis e pousadas e, alguns deles, já começaram a chegar na Vila Balneária. 

 

 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil