Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 20:19
17/09/2021 as 13:39 | Por Redação |
ISAC promove campanha nacional de arrecadação de frascos de vidro para armazenar leite humano
A pandemia da covid-19 afetou a rotina de toda sociedade, e a doação de leite materno também foi prejudicada
Fotografo: Reprodução
No Pará, campanha é realizada nas UPAS Icuí e Cidade Nova, em Ananindeua

A pandemia da covid-19 afetou a rotina de toda sociedade, e a doação de leite materno também foi prejudicada. Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de 14% do quantitativo de leite humano coletado para doação em todo o país durante a pandemia do novo coronavírus. 

A diminuição da coleta do insumo impactou no número de recém-nascidos beneficiados. Estima-se que pelo 16% das crianças prematuras internadas em UTI neonatal no Brasil tiveram dificuldade alimentar com leite humano por conta da diminuição das doações. 

Para incentivar esta importante prática, as unidades gerenciadas pelo ISAC - Instituto Saúde e Cidadania realizam uma campanha nacional de arrecadação de potes e frascos de vidro para o armazenamento do leite materno. Os materiais serão doados para o Banco de Leite Humano nos estados da Bahia, Tocantins, Alagoas e Pará. 

A campanha de incentivo ao aleitamento materno arrecadará os itens até 30 de setembro nas unidades do Tocantins, Pará e Alagoas. 

“Esses frascos são materiais importantes para todo o processo de coleta do leite materno, desde a ordenha feita pela mãe doadora até o processo de controle de qualidade, pasteurização, armazenamento e distribuição final para utilização do bebê. A falta desse item compromete de forma significativa o estoque dos bancos de leite e, consequentemente, dificulta a manutenção da dieta adequada aos bebês que necessitam do aleitamento”, explicou José Maria Filho, superintendente médico do ISAC. 

Pará 

Os paraenses também podem participar da estratégia levando frascos de vidros para o armazenamento do leito materno na recepção das UPAs Cidade Nova e Icuí até 30 de setembro. Os frascos serão doados para o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia do Pará. 

Frascos de vidro 

Somente os frascos de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados para o armazenamento do leite materno. Isto porque, antes de ser utilizado, o leite passa por um processo de pasteurização, em que é aquecido a 62,5º C por 30 minutos. 

Os recipientes de café solúvel ou potes no mesmo modelo são os mais indicados porque dão melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga. 

Por: Bianca Teixeira/Isac 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil