Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 01:54
20/11/2020 as 11:21 | Por Redação |
Internos do CRASHM participam do projeto "Conquistando a Liberdade" em escola de Santarém
Ação ocorreu em parceria entre a SEAP e a Câmara Municipal de Santarém
Fotografo: Reprodução
Novidade foi realizada nos dias 17 e 18 deste mês, na escola Aluízio Lopes Martins

 
Nos dias 17 e 18 de novembro, 08 internos do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura participaram do projeto Conquistando a Liberdade que visa reinserir os presos na sociedade através do trabalho. O projeto prevê limpeza, capina, revitalização e pintura em ambientes públicos. Nessa fase, a Escola Estadual Aluísio Martins, localizada no bairro do Maracanã, que possui 1.048 alunos regulamente matriculados, foi a atendida com o trabalho dos internos do regime semi-aberto, todos com certidões carcerárias atualizadas e bom comportamento.
PAPO DI ROCHA É PROMOVIDO E FORMA VIRTUAL EM SANTARÉM 
Mais uma escola foi contemplada com a realização do Papo di Rocha, atividade complementar desenvolvida em escolas atendidas pelo projeto "Conquistando Liberdade", realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Dessa vez o Papo di Rocha aconteceu de uma forma inédita: virtualmente. 
A novidade foi realizada na quarta-feira, dia 18 de novembro, na escola Aluízio Lopes Martins, em Santarém. A palestra virtual que contou com bate-papo e perguntas e respostas, em que professores e alunos puderam assistir, foi promovida com custodiados do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura (CRASHM). A ação ocorreu em parceria entre a SEAP e a Câmara Municipal de Santarém. 
O Papo di Rocha é promovido em escolas que contam com ações do Conquistando Liberdade, projeto para qual os internos prestam serviços às escolas, sendo estes: pintura, serviços de limpeza, capina e revitalização. A ação teve o apoio da equipe de biopsicossocial; o diretor do CRAHSM, coronel Tarcísio Morais; psicóloga; assistentes sociais; o Comando de Operações Penitenciárias (COPE); agrônomo e o prefeito da casa penal. 
Devido a pandemia da covid-19, a atividade foi promovida pela primeira vez de forma virtual, se adequando ao novo método de reuniões usado nas casas penais, por exemplo. A palestra teve a participação de aproximadamente 40 pessoas, na qual foi possível o acesso através do link disponibilizado aos alunos e professores. Durante os depoimentos, os custodiados dão testemunhos sobre as consequências da vida no crime e conscientizam os estudantes a se dedicarem nos estudos e, futuramente, trabalho. 
O diretor da escola, Gesiney Melo Ferreira, afirmou que a execução do projeto alegrou a comunidade educacional e foi de grande relevância. “Agradecemos a agente social e a psicóloga, que sabiamente conduziu o Papo di Rocha, dando oportunidade a eles [internos] de interação com os membros da escola”. De acordo com ele, a escola juntou-se ao projeto para garantir que os internos possam participar do projeto e, de fato, serem ressocializados.
Para Raquel Sousa, chefe de reinserção social do CRASHM, o intuito do projeto é reintegrar as pessoas privadas de liberdade à sociedade. "Por meio da contribuição em melhorias dos espaços públicos é visível o efeito ativo na reconstrução da vida dos internos, assim como uma nova visão da sociedade em relação a mudança dessas pessoas". 
Fonte: Portal Santarém, com informações da SEAP
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil