Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 20:23
24/08/2021 as 16:54 | Por Redação |
Hospital Galileu promove debate sobre a violência contra a mulher; Saiba como denunciar
O público-alvo da ação foram pacientes internados na unidade e seus acompanhantes
Fotografo: Reprodução
A unidade discutiu temas relacionados com a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e formas de denúncia

Em alusão à campanha “Agosto Lilás”, que combate e busca inibir os casos de violência doméstica no Brasil, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, promoveu nesta sexta-feira (20) um momento de orientações e debate sobre o tema. O público-alvo da ação foram pacientes internados na unidade e seus acompanhantes. 

Organizado pelo setor de Humanização da unidade, a iniciativa integra o planejamento anual que tem como objetivo trazer assuntos de interesse social para ampliar a conscientização sobre temas importantes. 

“Desenvolvemos um folder explicativo onde falamos sobre os diferentes tipos de violência doméstica, que também enquadra a violência sexual, moral, física, psicológica e patrimonial. Sabemos da importância em disseminar essas informações para a redução da violência contra a mulher”, explica Lidiana Sousa, Supervisora de Humanização do HPEG. 

Além da entrega do material gráfico e orientações, as pacientes mulheres tiveram um momento de beleza e bem-estar, com limpeza de pele e massagens. Ivani Lima, internada há uma semana, fez questão de participar. “Com as orientações corretas, conseguimos até mesmo ajudar outras mulheres que passam por violência”, disse. 

O Hospital Galileu, localizado na capital paraense, é uma unidade de retaguarda que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará. O hospital é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde e promove, mensalmente, ações educativas junto aos pacientes e colaboradores da unidade. 

#Campanha Agosto Lilás# 

Agosto Lilás é uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Surgiu como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no dia 22 de setembro e busca coibir atos de violência doméstica contra a mulher. 

O nome da lei é baseado no caso Maria da Penha Fernandes, que foi vítima de violência causada, na época, por seu marido. 

#Como denunciar?# 

Em Belém, existem canais de denúncia para casos de violência contra a mulher e que podem ser acionados a qualquer hora do dia. 

O número (91) 98115-9181 Disque Denúncia é o WhatsApp oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e garante o sigilo e anonimato do cidadão que contribui para as investigações, garantindo também a segurança do denunciante. 

É possível denunciar também pelo número 190, do Centro Integrado de Operações (CIOP), ou em delegacias mais próxima de sua residência. 

Fonte: Portal Santarém e Hospital Galileu 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil