Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 10:24
22/04/2021 as 18:06 | Por Redação |
Dia Mundial da Terra é lembrado pelo Oncológico Infantil
Hospital paraense orienta diferentes públicos sobre os desafios socioambientais e impactos da ação humana
Fotografo: Reprodução
O trabalho de sensibilização abrange os diferentes públicos de relacionamento do hospital

Para estimular colaboradores e usuários quanto à consciência do desenvolvimento sustentável e de atitudes para a preservação do meio ambiente em condutas diárias, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, desenvolveu nesta quinta-feira, 22, diversas ações em comemoração ao Dia Mundial da Terra. 

Os setores de Sustentabilidade e Custos do hospital iniciaram na última terça-feira, 20 de abril, o trabalho de sensibilização sobre os desafios socioeconômicos e ambientais, impactos da ação humana e preservação do ecossistema para os diferentes públicos de relacionamento da instituição. O encerramento da atividade e orientação, que leva em consideração os tópicos apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), encerra-se nesta sexta-feira, 23. 

O Oncológico Infantil é uma Unidade do Governo do Estado, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, por meio do contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital, além de membro da Rede Global de Hospitais Verdes Saudáveis (HVS), é reconhecido por sua participação no Desafio de Resíduo, Desafio à Saúde pelo Clima e campanha Saúde Sem Mercúrio, iniciativas da HVS. 

A diretora Administrativa e Financeira do hospital, Gilvânia Oliveira, explica que os desafios aderidos pelo Hospital são de suma importância. “Temos aqui como prática as interações de processo entre os setores e isso fortalece o valor sustentável praticado por todos os colaboradores da unidade hospitalar. Essa interação é evidenciada em planilhas de monitoramento, consideradas como ferramentas de acompanhamento diário de nossas atividades”, comentou. 

Para Beatriz Garcia, analista em Sustentabilidade do Oncológico Infantil, avalia que o assunto é oportuno, pois trata-se de uma questão sensível que envolve o viver em sociedade. “Nosso esforço em enfrentar a questão ambiental é algo que temos como prioridade, já que na Pró-Saúde a sustentabilidade é considerada um valor. Entendemos que o setor público e o privado possuem um papel essencial em promover inovações e tecnologias e em influenciar os diferentes públicos, como governos, fornecedores, colaboradores e população em geral”, observou a analista. 

A ação contempla os profissionais de diferentes turnos de trabalho, seguindo os protocolos de segurança devido a pandemia. Podcast e vídeos alertam para o consumo eficiente de energia elétrica e água, além de orientações nos setores do hospital, como o descarte correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em tempos de pandemia, por exemplo, o descarte de máscaras. 

Como atividade interativa, em diferentes horários na rotina de trabalho, os colaboradores são surpreendidos com perguntas veiculadas no sistema sonoro interno do hospital, cujas respostas corretas, via ligação de ramal para o setor de Sustentabilidade, garantem o direito a prêmios sustentáveis. 

Ranking 

No dia 20 de abril, o Oncológico Infantil fez o lançamento do ranking “Menos Branco, Mais Verde 2021”, iniciativa que estimula atitude sustentável para a menor quantidade de consumo de papel pelos setores da instituição. A cada mês, as melhores práticas e os resultados mais expressivos são divulgados no “ranking mais verde”, formando uma rede de compartilhamento das boas práticas de redução de consumo de papel. 

Fonte: Portal Santarém e Hospital Oncológico Infantil   

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil