Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 12:40
19/06/2020 as 08:57 | Por Redação |
Comunidades do Arapiuns recebem atendimento médico durante ação de combate ao Coronavirús
Ação começou na quarta-feira (17) e se estenderá até 24 de junho
Fotografo: Reprodução
Atendimentos médicos estão sendo feitos pelo Barco Abaré

O cronograma de atendimento às comunidades iniciou na última quarta-feira (17), pelo Alto Arapiuns, as primeiras comunidades a receberem atendimentos foram: Maró, Cachoeira do Maró, Fé em Deus, Repartimento, Mariazinha e Nova Canaã, comunidades distantes que, em viagem normal tem a duração de até 24h.

De acordo com o vereador Júnior Tapajós (PL), todas as comunidades da região do Arapiuns devem receber atendimento no período de 17 a 24 de junho. O parlamentar disse ainda que, como parte do Poder Legislativo está muito satisfeito em poder estender esse braço do governo a essas pessoas que estão bem distantes da cidade, uma vez que a proposta de montar um cronograma de atendimento médico e levar as pessoas com quadros gripais e suspeitos de coronavirús, dentro das regiões de rios, várzea e planalto, por ele apresentada na câmara foi debatida e aprovada pelos demais vereadores, encaminhada a Secretaria de Saúde, e levada as comunidades.

“Se trata de uma ação muito importante que está levando atendimentos necessários a população de rios, que é tão cidadã quanto nós que vivemos na zona urbana de Santarém” disse o vereador.

A ação está sendo realizada pelo Barco Abaré e tem o apoio e suporte da UFOPA, CITA, Conselho Indígena Tapajós/ Arapiuns, Projeto Saúde Alegria e Tapajoara. Para evitar aglomerações e riscos de contaminação, os atendimentos estão sendo realizados fora do Abaré, médicos e enfermeiros recebem o suporte de bajaras para se deslocarem até as comunidades, o atendimento está voltado para pessoas com sintomas gripais, que estão sendo submetidas a testes rápidos e recebendo as medicações para o tratamento necessário.

As regiões do Tapajós, Lago Grande e várzea já receberam esses atendimentos, assim como a região do planalto, que foi contemplada com uma programação de saúde.

 

5ª COMISSÃO RETOMA VISTORIAS E ANÁLISE DE PROCESSOS DE TERRAS

O retorno dos trabalhos de vistoria foi anunciado pelo presidente da comissão, vereador Júnior Tapajós (PL), durante sessão remota ordinária da última quarta-feira (17). A previsão, de acordo com o parlamentar, é que as vistorias recomecem no próximo dia 02 de julho, porém com algumas restrições, uma delas é a redução da equipe.

Tapajós solicitou do presidente da casa legislativa, Emir Aguiar, apoio para dar condições de trabalho aos servidores que realizam as visitas nos terrenos, providenciando os equipamentos necessários como, luvas, máscaras, álcool gel e viseiras de proteção.

“As vistorias precisam ser retomadas, já temos quase 100 processos aguardando apenas por essa liberação para seguirem tramitação, porém esse retorno será feito dentro de medidas seguras para nossos servidores. As equipes serão reduzidas e as visitas confirmadas antes de caírem em campo, a autorização do proprietário é obrigatória para que o trabalho seja feito, então com essa redução de equipe o ideal é que os interessados fiquem atentos para cumpri-las”, orientou Júnior Tapajós.

NÚMEROS DA COMISSÃO

Durante a quarentena, os trabalhos internos da 5º Comissão não foram paralisados, 63 processos que já estavam na casa foram aprovados e 94 novos processos foram recebidos e aguardam por vistoria, que a partir de julho deverão ser realizadas pelo menos três vezes na semana, outros 23 processos estão em processo de tramitação e aguardam votação em plenário. O presidente da comissão alerta os donos desses terrenos que fiquem atentos, pois a visita será confirmada via contato telefônico, sem a autorização do proprietário a vistoria não será possível.

ATENDIMENTOS PRESENCIAIS

Até o momento, o atendimento presencial não foi liberado, as dúvidas que precisarem de esclarecimentos podem ser tiradas através do sistema de consulta, SAPL, lançado pela comissão em fevereiro deste ano para facilitar o acesso as informações de tramitação dos processos, e está disponível no próprio site da câmara, no endereço www.santarem.pa.leg.br ou pelo link https://sapl.santarem.pa.leg.br/.

Para outras informações a comissão também disponibiliza o contato de e-mail: 5.comissao@santarem.pa.leg.br e o contato via WhatsApp: (93) 991055341.

Por: Márcia Reis

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil