Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Domingo, 28 de Abril de 2024 - 11:48
25/11/2023 as 09:20 | Por Redação |
Fé e devoção marcam entrega de castiçais para a Arquidiocese de Santarém
Apresentação de dança e coral marcaram a entrega
Fotografo: Agência Santarém
Entrega dos castiçais aconteceu na manhã de sexta-feira,24, no hall da Prefeitura de Santarém

A última visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição de 2023 aconteceu na manhã de sexta-feira,24, no hall da Prefeitura de Santarém e foi marcada por muita fé e devoção com a entrega de castiçais que foram produzidos pelos usuários - crianças e idosos - e colaboradores das equipes das Proteções Social Básica e Especial, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). 

 

Com muita fé, devoção e criatividade, os 500 castiçais foram produzidos e iluminarão o traslado da imagem neste sábado, 25, que sairá da Catedral Metropolitana de Santarém (Igreja da Matriz) até a Igreja de São Sebastião, um dia antes da realização do grande círio do povo católico de Santarém. 

 

Representando a Arquidiocese de Santarém, o Padre Ruy Barbosa, Cura da Catedral Metropolitana, destacou que a produção dos castiçais é construída por muitas mãos, idosos, crianças, celebrantes e toda a igreja. 

 

"O quanto é importante transformar aquilo que poderia estar no lixo, mas que é transformado para um evento que além do religioso, é um momento social, porque reúne a sociedade, as famílias, onde expressam sua devoção e amor a Nossa Senhora, com os castiçais nas mãos, decorados e preparados e iluminados. É uma procissão luminosa para que os nossos caminhos sejam iluminados por Jesus, através de Nossa Senhora da Conceição". 

 

Padre Sidney Canto, vigário da Catedral, também esteve acompanhando a entrega e realizou uma bonita bênção para todos os presentes. 

 

Amauri e Massarai Aguiar, o casal responsável pela trasladação, agradeceram a entrega. 

 

"Não é meramente um objeto que está sendo colocado à disposição, é um pedaço da festa, que está sendo entregue a um fiel, a um devoto, por isso o nosso agradecimento". 

 

"Eu me emocionei com a linda dança das nossas crianças do CRAS Santana, que dançaram para Nossa Senhora da Conceição, e, também, dos nossos idosos do CCI que trouxeram a apresentação do canto coral para a nossa padroeira, tudo foi preparado com muita fé devoção e muito zelo por todos da nossa secretaria", disse Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social. 

 
O prefeito Nélio Aguiar estava ao lado das secretárias Celsa Brito (Semtras), Vânia Portela (Sehab) e, também, do secretário Alberto Portela (SMT), que conduziu o cerimonial. 

 

"Agradecemos a todos os servidores da Assistência Social e que Nossa Senhora da Conceição esteja com seu manto protetor e interceda por estas pessoas, porque quem está à frente da administração pública dessa missão de prefeito, a gente tem que cuidar de praça, rua, de uma série de coisas, mas o maior cuidado que a gente tem que ter, é cuidar das pessoas, e quem faz muito bem isso, é a Assistência Social, parabenizar minha esposa Celsa, e em nome dela estender esse parabéns a toda sua equipe, cuidando das pessoas", observou o prefeito. 

 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Semtras, irá participar no dia 1º de dezembro, da 14ª Romaria da Terceira Idade, que este ano irá sair às 17h do Centro de Convivência do Idoso (CCI). 

 

Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras-PMS 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil