Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 14:53
21/09/2020 as 17:48 | Por Redação |
Policia Civil abrirá inquérito para investigar responsáveis pelo incêndio na APA Alter do Chão
Equipes da Semma e Polícia Civil estiveram no local do incêndio que aconteceu no domingo (20)
Fotografo: Reprodução
Segundo a Semma, no local estão se instalando dois loteamentos possivelmente clandestinos

De acordo com o chefe de fiscalização da SEMMA, Arlen Lemos, fiscais do órgão, juntamente com investigadores da Polícia Civil do Pará, estiveram na tarde desta segunda-feira (21), no local do incêndio que aconteceu no domingo (20) na Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão, e constataram diversos crimes ambientais no local.

"No local estão se instalando dois loteamentos possivelmente clandestinos, o que é infração ambiental. Constatamos supressão de vegetação de savana e a utilização de fogo para essa atividade", revelou o fiscal.

Segundo ele, a SEMMA vai abrir procedimentos administrativos para apurar os fatos. "Em seguida vamos enviar para o Ministério Público, para promover ação penal", adiantou Arlen.

Ele revelou que a SEMMA já identificou os possíveis infratores da área. "Tão logo sejam formalizados os procedimentos cabíveis, o proprietário será autuado", avisou Arlen, reiterando que a medição da área atingida pelo incêndio ainda vai ser realizada.

"O nosso setor de geoprocessamento vai fazer o mapa de análise temporal, para saber a quantidade de hectares atingidas pelo incêndio", completou.

A Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA) também acompanhou a fiscalização. O titular da DECA, delegado Fábio Amaral, destacou que vai abrir inquérito policial para apurar o crime ambiental ocorrido na área.

Um novo foco de incêndio foi registrado na tarde desta segunda-feira, 21, no momento da fiscalização dos órgãos ambientais. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil