Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 02:06
15/04/2021 as 18:03 | Por Redação |
Plano de Marketing do Polo Tapajós começa a ser discutido
SEMTUR possui 22 metas a serem cumpridas nesses 4 anos de governo
Fotografo: Reprodução
Secretário Alaércio Cardoso disse que o turismo precisa melhorar para sair dessa grande crise

A Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Turismo, participou na manhã da última quarta-feira (14), da I Oficina de Validação de Produto do Plano de Marketing do Polo Tapajós (região turística do baixo amazonas), ação essa, realizada pela Secretaria Estadual de Turismo do Pará. 

O gestor da pasta de Turismo em Santarém, Alaércio Cardoso, começou cumprimentando em nome do Secretário André Dias todos os demais participantes da oficina e falou sobre suas observações após as explanações. O município antes da pandemia que assolou o mundo inteiro, chegou a receber cerca de 80 navios turísticos ao ano, com a chegada do novo vírus o turismo sofreu grande impacto, os navios deixaram de fazer suas rotas turísticas de viagem, no setor aéreo, também se percebeu o grande impacto além dos altos preços das passagens, as rotas ficaram mais longas e demoradas. “Todos nós sofremos nesse momento, mas o turismo sofreu muito mais, Santarém é uma cidade turística seja suas rotas por carros, navios ou aviões. Precisamos melhorar para assim, sairmos dessa grande crise”, ponderou.  

Dentro do Plano de Governo Municipal apresentado nas eleições, a SEMTUR possui 22 metas a serem cumpridas nesses 4 anos de governo e a secretaria já possui estratégias para a execução de todas, “já temos uma emenda parlamentar que será utilizada para a reforma e ampliação do CAT em Alter do Chão, infelizmente temos um grande gargalo lá no que diz respeito a atracação de embarcações, a minha sugestão será levada ao Prefeito Nélio para que possa ser instalado um píer para a atracação dessas embarcações que visitam a vila, gerando uma estabilidade no que diz respeito ao ordenamento fluvial”. Alaércio finalizou falando e se colocando à disposição para qualquer dúvida e ajuda na elaboração e execução do Plano. 

O Secretário da SETUR, André Dias falou que o plano servirá como um guia de como deveremos posicionar a região diante do mercado e pedindo também a união dos entes federativos que são importantíssimos para transforma o turismo vivido hoje em sustentável; econômico; ambiental e social. “O aumento do fluxo do turismo depende de todos nós tanto enquanto secretarias ou enquanto população, vamos mostrar as novas facetas do turismo principalmente no momento pós pandemia que deverá chegar logo, mas não deixando de pensar e executar estratégias para esse momento que estamos atravessando”. 

A Oficina teve como pauta a discussão de dois dos seis produtos do Plano: a análise e diagnóstico da situação e do mercado potencial além da definição de objetivos e estratégias para o plano. O mesmo está sendo executado através de um convênio firmado com o Ministério do Turismo. 

 

SEMTUR RECEBE PEDIDO QUE SOLICITA A REABERTURA DAS PRAIAS DE SANTARÉM 

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Turismo, esteve participando de uma reunião no Distrito de Alter do Chão, na tarde da última quarta-feira (14), onde demandaram sobre a reabertura das praias, exclusivamente a Ilha do Amor que é o cartão postal do município. Estiveram presentes além do Gestor da pasta do Turismo, Alaércio Cardoso representando o Poder Executivo; a vereadora Adriana Almeida representando o Legislativo Municipal; o agente distrital Kleber Costa além de representantes do setor hoteleiro e pousadas da vila e a Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão- ATUFA.  

Vários pontos foram discutidos como os critérios e normas de sanitização que deverão ser estabelecidos para uma futura reabertura, além de pedidos feitos para os representantes dos Poderes ali presentes. Somente em Alter do Chão mais de 80% da população sobrevive direta ou indiretamente do turismo. Devido o período do inverno amazônico ou de baixa temporada, o faturamento já seria menor, porém os empresários relatam a queda brusca que vem sofrendo. 

Para Alaércio a reabertura das praias está sendo avaliada pelo Comitê de Crise, assim como as demais restrições ainda vigentes que dependem de um estudo sobre o quadro da Covi-19 no município de Santarém. “Somos sabedores que o governo vem trabalhando incansavelmente para aos poucos voltarmos com todas as atividades, o turismo passa por uma de suas piores fases, mas acreditamos que o Comitê irá avaliar todas essas propostas”.   

A vereadora Adriana Almeida que também participou da reunião, se comprometeu em levar aos seus Pares a preocupação e o compromisso com a reabertura das praias do município. “Os trabalhadores já seguem todos o protocolo de segurança por acreditarem que o retorno das atividades está próximo, levarei e acompanharei todo esse processo junto ao Comitê de Crise” falou a parlamentar que lembrou que parte da população idosa de Alter do Chão e os indígenas já foram vacinados.  

Como encaminhamentos ficou estabelecido que será levado ao Comitê de Crise da Covid-19 um documento com solicitações especificas em prol de um todo comum, como: uma barreira de sanitária fixa na em Alter do Chão, com equipes de plantão incluindo a Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de segurança para viabilizar a barreira; um documento para que a empresa de ônibus possa delimitar a quantidade de pessoas visitando a ilha e principalmente expor sobre o importância que o turismo na vila impulsiona na região. 

Por: Fernanda Rabelo 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil