Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 09:56
30/08/2021 as 12:03 | Por Redação |
Parceria entre Prefeitura e Justiça permite regularização do título de eleitor na região de rios
O mutirão tem por objetivo garantir o direito do voto aos cidadãos
Fotografo: Reprodução
Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira, 30, e prosseguem até o 24 de setembro de 2021

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santarém e a Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TREPA) começou hoje, 30, a emissão, o recadastro e a regularização do título de eleitor na região de rios. (Veja o Calendário). Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira, 30, e prosseguem até o 24 de setembro de 2021. O mutirão tem por objetivo garantir o direito do voto aos cidadãos. 

“Estamos realizando serviços como o alistamento eleitoral, transferência e revisão de dados, mudança de local dentro da mesma cidade, mudança de nomes de solteiro para casado ou vice e versa, emissões de certidões e declarações para requerimento de benéficos. Ou seja, todos os serviços que fazemos aqui no Cartório estão sendo realizado nas comunidades durante essa ação itinerante”, explica Márcio Mendonça, do Cartório Eleitoral de Santarém. 

O Prefeito Nélio Aguiar, ressalta que a ação itinerante possibilita o direito à cidadania para as pessoas que estão nas regiões mais distantes do centro urbano do município. Ele lembra ainda que muitas famílias não podem e tem, ainda, custos elevados para se deslocarem até à cidade. 

“Então, estamos junto com a Justiça Eleitoral indo até as comunidades para, além de garantir o direito à cidadania, fazer com as famílias deixem de gastar recursos e possam reverter para outras coisas imediatas. Em tempos de pandemia, cada centavo economizado é de extrema importância para essas famílias. Fiquem atentos ao caldendários e vamos nos regularizar perante a Justiça Eleitoral”, convocou o prefeito Nélio Aguiar. 

Comunidades atendidas: Curuai e Vila Socorro (Lago Grande), Arapixuna, Vila Gorete e São Pedro (Rio Arapiuns), Parauá e Boim (Tapajós), Aritapera e Cabeça D'Onça (Várzea do Rio Amazonas). 

Para quem vai tirar o título de leitor pela primeira vez é preciso estar munido dos seguintes documentos: 

️Carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento ou de casamento;  

️Comprovante recente de residência original; 

️Certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. 

A apresentação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título. 

Por: Alailson Muniz/PMS  

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil