Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020 - 08:02
27/07/2019 as 10:12 | Por DOL | 744
Juruti em festa com Festival das Tribos
25º Festribal terá apresentações das tribos Munduruku e Muirapinima neste sábado
Fotografo: Reprodução
Tribos se enfrentam num festival de alegorias, fantasias, música e coreografias de rituais indígenas

Chegou o grande dia! Neste sábado (27) ocorrem as principais apresentações do Festival das Tribos Indígenas de Juruti, o Festribal, que chega este ano a sua 25ª edição. Nele as tribos Munduruku e Muirapinima se enfrentam num festival de alegorias, fantasias, música e coreografias de rituais indígenas.

Com estrutura e até mesmo termos que por vezes lembram o Festival Folclórico de Parintins, cidade amazonense distante apenas 89 km de a Juruti, o Festribal surgiu há 25 anos como uma extensão do Festival Folclórico de Juruti, que apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, boi-bumbá e carimbó.

Em 1993, o evento inovou ao trazer a dança com coreografia indígena denominada “Tribo Munduruku”. Como essa era uma categoria nova, no ano seguinte os organizadores da festa resolveram criar o grupo “Tribo Muirapinima” para concorrer com os Mundurukus. A partir daí, a tradição caiu no gosto da população local e a primeira disputa entre duas tribos ocorreu em 1995 e a cada ano o Festival foi ganhando mais força e projeção.

ASSISTA!

O Governo do Estado do Pará confirmou que a Cultura Rede de Comunicação transmitirá o evento. A exibição que começa às 20h45 do dia 27 de julho e só termina ao final da disputa. Cada tribo leva em média três horas de apresentação.

Para garantir a melhor transmissão, a Cultura escalou um grande time de cerca de 30 profissionais que vão mostrar as melhores imagens e todos os detalhes dessa festa. Os internautas também podem acompanhar o Festribal pelo canal do Portal Cultura, no YouTube.

“É sempre um prazer participar dessa transmissão que também é uma prestação de serviços que a Cultura faz ao divulgar as nossas tradições indígenas. Fico feliz de estar envolvido nisso desde 2016, quando comecei a trabalhar na cobertura do Festribal, para levar essas imagens maravilhosas que vão correr o mundo. A Cultura cumpre muito bem esse papel de divulgação”, comemora o jornalista Valmir Rodrigues, que vai apresentar o Festribal direto do Tribódromo, em Juruti. Além dele, uma equipe de reportagem e cinegrafistas vão mostrar os bastidores e todas as informações desse espetáculo cultural que neste ano traz o tema “Resistência Indígena no Coração do Brasil”.

Fonte: DOL

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil