Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 23:22
22/06/2023 as 11:01 | Por Redação |
Mulheres empreendedoras desenvolvem habilidades de negócios em Juruti
O projeto é desenvolvido pelo Consulado da Mulher, com investimento do Instituto Alcoa e parceria do Instituto Juruti Sustentável (IJUS).
Fotografo: Reprodução
O Projeto DONA`s continua trabalhando temas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e características de negócios com mulheres

O Projeto DONA`s continua trabalhando temas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e características de negócios com mulheres empreendedoras no município de Juruti, Oeste do Pará. O projeto é desenvolvido pelo Consulado da Mulher, com investimento do Instituto Alcoa e parceria do Instituto Juruti Sustentável (IJUS).  

 

Em síntese, a iniciativa consiste em: treinar e capacitar as participantes sobre temas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização e gênero; acompanhar e orientar remotamente as participantes na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e acompanhar a renda e o faturamento dos empreendimentos. 

 

No mês de maio, as empreendedoras participantes do projeto tiveram momentos de diálogo e reflexão sobre relacionamentos familiares saudáveis, divisão de tarefas, apoio dos membros da família e como isso é fundamental para a organização e planejamento de seus negócios. Nesse ambiente de reflexão, elas realizaram uma avaliação pessoal dos pontos que precisam ser trabalhados para que haja harmonia entre as relações familiares e seus negócios.  

 

Ocorreram três oficinas de precificação para estudar a importância de conhecer os aspectos financeiros essenciais para que os negócios possam ter saúde financeira, como tirar o próprio salário do empreendimento e o entendimento do processo, desde aquisição de matéria prima até encontrar o preço justo do produto ou serviço. Para colocar isso em prática, houve ainda um workshop onde elas apresentaram seus empreendimentos e mostraram como precificar cada item com base no que foi estudado.  

 

O Projeto DONA`s acredita que o conhecimento é essencial e transforma a vida das mulheres empreendedoras. Dessa mesma visão, compartilha Celina da Silva, participante do projeto. “Eu não sabia de nada, agora aprendi a dar valor no meu trabalho e entendi que meu trabalho tem valor. Agora posso dizer que meu negócio vai pra frente, com facilidade e muito conhecimento que aprendi com o Consulado da Mulher; e sou muito grata”, comenta.   

 

Marketing 

Na primeira e segunda semana de junho, as empreendedoras estão trabalharam marketing pessoal e digital, apresentação de produto e sazonalidade. Os temas tendem a ajudar as participantes na percepção de como essas ferramentas podem ajudar a fortalecer a imagem, agregar valor pessoal e ao negócio de forma efetiva. 

 

Entre os próximos dias 26 e 30, as empreendedoras apresentarão seus empreendimentos para uma banca formada pelo Projeto DONA`s, composta por empreendedoras locais, que dedicarão tempo a avaliar pontos de oportunidades em cada negócio apresentado. As participantes vão usar na prática os conhecimentos e habilidades que aprenderam durante essa etapa do projeto. 

  

Sobre o IJUS 

O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado, é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS). 

  

Sobre o Instituto Alcoa  

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. 

  

Sobre o Instituto Consulado da Mulher   

O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 21 anos de atuação, são mais de 38 mil pessoas beneficiadas e 3225 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história! Outras informações: www.consuladodamulher.org.br. 

 

Por: Assessoria de Imprensa 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil