Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 04:11
04/06/2020 as 15:50 | Por Redação |
Visando a reeleição, Prefeito de Santarém renuncia presidência da Famep e diretoria da CNM
Até o momento o primeiro turno da eleição está marcado para o dia 04 de outubro
Fotografo: Reprodução
Nélio Aguiar foi eleito Prefeito em 2016, alcançando 54,5% dos votos válidos

Atendendo a Legislação que normatiza o afastamento quatro meses antes das eleições municipais, o prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, pediu afastamento de dois cargos importantes que ocupava, de presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e da diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O anúncio do pedido de renúncia aos dois cargos foi feito nesta quinta-feira, dia 04. Nélio Aguiar assumiu a presidência da FAMEP em abril de 2018, onde realizou uma excelente administração.

Nélio concorrerá à reeleição à Prefeitura de Santarém, pelo Democratas (DEM), partido que concorreu em 2016 e teve uma esmagadora votação, alcançando 54,5% dos votos válidos, mais precisamente 94.673 votos.

ELEIÇÕES: Neste ano, os brasileiros vão às urnas para eleger ou reeleger seus candidatos a prefeito e a vereador. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o primeiro turno está marcado para 4 de outubro e o segundo turno, para 25 de outubro.

Ainda não há a confirmação, por causa da pandemia, de que as eleições municipais serão realizadas de fato em outubro. Por enquanto, a data está mantida. No início de maio, antes de tomar posse como presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que havia a possibilidade de adiamento. No entanto, Barroso se disse contra o prolongamento dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. A mudança na data depende do Congresso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem defendido que o adiamento, se for feito, seja no máximo até dezembro. Ele também é contra prorrogar mandatos.

A propaganda eleitoral será liberada em agosto e, em setembro, quem pediu transferência de título já terá acesso ao novo local de votação.

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta quinta-feira (4) a realização de convenções partidárias de forma virtual pelos partidos nas eleições municipais de 2020, em razão da pandemia do coronavírus. Segundo a decisão, os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções. É nessas reuniões que os partidos definem os candidatos a prefeito e a vereador. As convenções, pelo calendário eleitoral, devem ser realizadas entre 20 julho e 5 de agosto.

Fonte: Portal Santarém

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil