Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 30 de Abril de 2024 - 16:51
17/04/2024 as 14:09 | Por Redação |
Prefeitura de Óbidos entrega trator agrícola 0km para ACAJE
A entrega do equipamento foi realizada no sábado, 13.
Fotografo: Reprodução
O novo equipamento foi entregue pelo prefeito Jaime Silva durante visita à Comunidade Jamaracaru.

Durante visita à comunidade Jamaracaru, município de Óbidos, oeste do Pará, o prefeito Jaime Silva realizou a entrega de um trator agrícola 0km para a Associação Mista Agrícola Extrativista dos Moradores da Comunidade Jamaracaru e Região (ACAJE). A entrega do equipamento foi realizada no sábado, 13. 

Trator agrícola 0km entregue para a ACAJE. 

 

A comunidade está localizada na Floresta Estadual do Trombetas que abrange os municípios de Oriximiná, Óbidos e Alenquer e é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio). 

O equipamento foi enviado pelo Governo do Pará e chegou até a entidade por intermédio da Prefeitura de Óbidos, que está atuando na região, dando suporte aos moradores nas áreas de saúde e infraestrutura. 

Prefeito Jaime Silva durante conversa com a Comunidade do Jamaracaru. 

 

“Nós queremos agradecer o nosso governador do estado; os deputados Ângelo Ferrari e Junior Ferrari por terem a sensibilidade e o entendimento de que um equipamento desse é de extrema importância para o trabalho dos catadores de castanha, isso vai auxiliar no trabalho deles no processo de coleta no meio da floresta para que esse produto chegue às indústrias, gerando emprego e renda”, lembrou Jaime Silva, prefeito de Óbidos. 

De acordo com a ACAJE, há mais de 50 anos os castanheiros estão presentes na Flota Trombetas, que é uma Unidade de Conservação Ambiental (UC) de uso sustentável e tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais (com ênfase em métodos de exploração sustentável da floresta nativa). 

O extrativista Manoel Ferreira de Oliveira, agradeceu o empenho da gestão municipal, por articular a chegada do novo equipamento e destacou o papel fundamental da prefeitura na melhoria do acesso à comunidade, distante 100km da sede do município. 

 

Manoel Ferreira de Oliveira, morador da comunidade. 

 

“Depois que a Prefeitura de Óbidos se manifestou em vir nos ajudar com essa parceria, para nós melhorou mais de 200% a nossa situação. A questão da estrada, pontes; toda essa ajuda veio de Óbidos e isso pra nós foi muito bom. Esse trator vai ser de grande serventia para todos nós, agradecemos o empenho do prefeito, do governador e dos deputados”, agradeceu Manoel. 

Os extrativistas do Jamaracaru desempenham atividades variadas na Flota Trombetas como a extração de castanha-do-pará, cumarú, óleo de copaíba, mel de abelha, entre outros. 

A presidente da ACAJE, Sidiane Sampaio, destacou a importância da parceria com a prefeitura que tem atendido às necessidades da comunidade com a destinação de incentivos de desenvolvimento político-social. 

 

Na foto: Sidiane Gomes, prefeito Jaime Silva e membros da ACAJE recebendo a chave do trator agrícola. 

 

“Para nosso povo isso é muito importante e nós queremos agradecer ao governador do estado, aos deputados [Júnior Ferrari e Ângelo Ferrari] e ao nosso prefeito Jaime Silva por ter priorizado as nossas necessidades e trazer esse equipamento tão importante para todos nós”, finalizou 

Por: Marcos Cantuário, com fotos de Odirlei Santos/Ascom/PMO 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil