Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 22:39
12/03/2020 as 09:10 | Por Da Redação |
Prefeito e secretários debatem infraestrutura rural com lideranças da comunidade Ajamuri
Prefeitura e comunidade de Ajamuri reuniram para tratar sobre alinhamento de demandas
Fotografo: Reprodução
Nélio Aguiar com secretários Bruno Costa, Mara Belo e Dayane Lima, na reunião

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e sua comitiva de governo reuniram-se na quarta-feira (11) com lideranças da comunidade Ajamuri, região do Lago Grande, para tratar de ações relacionadas à infraestrutura rural. A reunião ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). As principais demandas apresentadas pelos moradores foram nas áreas da saúde, educação e agricultura.

Durante o encontro, o prefeito ressaltou que o contato com a comunidade é de suma importância para ampliar o diálogo com os moradores de comunidades rurais do município, visando fomentar o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida no campo.

"Muito importante essa mobilização das lideranças. A reunião foi proveitosa, uma oportunidade para ouvirmos os anseios dos moradores e, também, reafirmarmos nosso compromisso de seguirmos trabalhando para o fortalecimento do produtor da nossa zona rural", avaliou Nélio Aguiar.

Agricultura

Em relação à agricultura, os moradores solicitaram a manutenção do ramal da comunidade. O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, relatou em seu discurso que a manutenção das estradas na região do Lago Grande está sendo realizada com recursos do município, diariamente, através de um cronograma, realizada mesmo com o período de chuvas.

"Essa é mais uma forma de o governo municipal permanecer próximo da população por meio dos seus representantes nas comunidades, ouvir as principais necessidades de acordo com a realidade de cada localidade e atendê-las com maior agilidade, dentro das nossas possibilidades e da legalidade. Vale ressaltar que nos três anos da atual gestão foram recuperados 289 Km de ramais na região do Lago Grande", explicou.

De acordo com a agricultora, Maria de Nazaré, esses encontros são importantes para que se mantenha uma relação harmoniosa entre comunidade e município. "É fundamental que haja o diálogo entre as partes. Nesse momento, isso é de grande importância, pois consolida a continuação da parceria. Esse trabalho consolidado trará inúmeros benefícios para nós moradores da região".

Saúde

Nesta área, a principal pauta de reivindicações é sobre a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), que há 35 anos não recebe melhorias em toda sua estrutura.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, enfatizou que a atual gestão municipal vem se empenhando para intensificar políticas voltadas à saúde. Além disso, lembrou que várias outras obras, programas e iniciativas estão sendo desenvolvidas, simultaneamente, na área da saúde.

"As reformas nas UBS’s vem ocorrendo tanto na zona urbana, quanto na rural e terão continuidade ao longo do ano e integram um planejamento consistente e gradativo. As comunidades passam a contar com unidades de saúde mais estruturadas e adequadas. Iremos continuar investindo em saúde pública”, garantiu.

Educação

Na área da educação, foi feito o pedido de reparos técnicos na escola da comunidade. A titular da pasta, Mara Belo, informou que vai agendar para os próximos dias uma visita com a equipe técnica da Semed para avaliar a situação nos prédios escolares das comunidades.

"O prefeito já autorizou e vamos realizar a visita técnica. Queremos e vamos fazer a manutenção assim como vem ocorrendo em outras escolas".

Participaram da reunião os vereadores Jandeilson Pereira e Didi Feleol, além de comunitários e lideranças. Com informações e foto da Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil