Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 03:59
15/10/2021 as 07:54 | Por Redação |
Prefeito de Aveiro recebe representante do povo indígena Sateré Mawé e garante apoio
Os indígenas agradeceram o apoio que a Prefeitura de Aveiro vem dando ao Povo Sateré Mawé
Fotografo: Reprodução
Prefeito Vilson Gonçalves, advogado Hiroito Tabajara e outras lideranças durante a reunião

Na noite de quinta-feira, dia 14, o prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, reuniu com os indígenas responsáveis pela educação indígena do povo Sateré Mawé, que vivem no território do Município. 

 

A reunião contou com a presença do Coordenador Samuel Batista Filho, Auxiliar Administrativo Rosimar Sateré. Secretário Escolar Jaime Batista Felipe e do Coordenador Pedagógico Jerinaldo Nato da Silva, membro da Escola Municipal Indígena Cândido Dias de Oliveira, localizada na aldeia Vila Nova, no Alto Rio Andirá, praticamente na divisa entre os estados do Pará e Amazonas. 

 

Os indígenas agradeceram o apoio que a Prefeitura de Aveiro vem dando aos que vivem no território de Aveiro e que antes da gestão do prefeito Vilson Gonçalves estavam abandonados pelo Município, ficando relegados a administração de municípios do vizinho estado do Amazonas. 

 

Presente na reunião, o advogado Hiroito Tabajara afirmou que “Graças aos esforços e determinação do prefeito Vilson Gonçalves, hoje o povo Sateré Mawé, que vive no território de Aveiro, pode se sentir parte do Município, e os avanços já foram muitos, como por exemplo os serviços públicos levados até as aldeias, a instalação e funcionamento da escola Indígena Infantil, o acesso à informações com a disponibilização de serviços de internet, entre tantos outros benefícios”, finalizou o advogado. 

 

O prefeito Vilson Gonçalves afirmou que continuará dando apoio ao Povo Sateré Mawé, e que irá buscar mais melhorias para esta parte da população de Aveiro, que por muito tempo foi esquecida pela administração municipal. “Desde o início do nosso primeiro governo sempre mantivemos o diálogo com as lideranças do povo Sateré Mawé. Prometemos, e estamos cumprindo, que iríamos fazer um resgate dessa dívida histórica que Aveiro tem com essa gente tão amável e que merece nosso respeito e consideração. Já visitamos as aldeias, inclusive com o deputado estadual Eraldo Pimenta, que tem dado todo apoio nessa luta para melhorar a qualidade de vida dos nossos parentes Sateré Mawé”, finalizou Vilson Gonçalves. 

 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil