Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 07 de Maio de 2024 - 21:07
07/09/2019 as 12:50 | Por Portal Santarém |
Escola São José comemora centenário no desfile da Semana da Pátria em Santarém
Escola abrange 17 comunidades rurais, além dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos
Fotografo: Portal Santarém
Para os estudantes, este mês de setembro se tornou especial, por conta do centenário da Escola

Estudantes da Escola São José se destacaram na Avenida Tapajós, na orla de Santarém, na noite de sexta-feira, 06, no desfile de comemoração da Semana da Pátria.

Durante o desfile cívico, a Escola São José também comemorou 100 anos de fundação.

Segundo a diretoria, a Escola São José, localizada na Comunidade de São José, no planalto santareno, abrange 17 comunidades rurais, assim como a zona urbana da cidade, além dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.

Para os estudantes, o mês de setembro deste ano se tornou especial, por conta do centenário da Escola São José. "Sinto uma felicidade muito grande em estudar nessa escola. Além da educação diária, recebemos disciplina como futuros cidadãos. Isso é muito gratificante", enalteceu a aluna, Carla Renata.

HISTÓRICO

De acordo com o padre, Sidney Canto, a Escola São José começou a funcionar no dia 10 de outubro de 1919, contando naquele ano com a matrílcula de 78 alunos, a maioria provenientes de colônias próximas, como Cipoal, Boa Fé, Terra Preta, entre outras. Segundo padre Sidney, em 1920, passado o inverno, Frei Bonifácio Budde, da Ordem dos Frades Menores (OFM), veio para o São José com a missão de construir o poço, tarefa inglória pois a água só aflorou com 32 metros de profundidade. Com o problema da água resolvido e com a aquisição de cavalos que lhes serviam como meio de transporte, em 1922 as irmãs começaram a atender as colonias de Poço Branco e "Mujuhy", dando início ao trabalho da catequese nessas comunidades.

Em razão do eficiente trabalho das irmãs missionárias, de acordo com padre Sidney, o número de alunas crescia cada vez mais, pois na década de 1940 chegou a atender cem alunas internas, além das órfãs. Em 20 de outubro de 1953 a Escola São José obteve Personalidade Jurídica. "Era necessário um prédio maior para atender aos alunos do planalto santareno. Contudo o sonho de um prédio próprio apenas para a Escola só se tornaria realidade em 1961, com o início da construção do novo prédio com capacidade para atender cerca de 1.000 alunos divididos nos três turnos, que foi concluído em 1963, mas que precisou de uma reforma geral em 1966, donde pouca coisa se mudou no seu aspecto até os dias de hoje", destacou padre Sidney.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil