Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 04:07
24/10/2020 as 08:10 | Por Redação |
Coleta de Exames: Unidade Básica de Saúde do Santo André realizou mais de 600 atendimentos
Procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, com agendamento prévio
Fotografo: Reprodução
UBS do local conta com uma sala específica para receber os pacientes, garantido atendimento à população que reside na área

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo desses postos é atender os problemas de saúde da população, reduzindo a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.
Em conformidade a esta exigência, a Secretaria Municipal de Saúde em Santarém (Semsa) tem buscado ampliar os serviços. Usuários do SUS no bairro Santo André possuem mais um à disposição: a coleta de exames. A UBS do local, que atende aproximadamente 2 mil pessoas por mês, conta com uma sala específica para receber os pacientes, garantido atendimento à população que reside na área.
Os pacientes podem marcar exames, além de receber orientação e resultados. Para fazer a marcação é necessário pedido médico ou de enfermagem. Os procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, com agendamento prévio, diminuindo a fila de espera.
Implantada em julho deste ano, a sala de coleta já realizou 630 exames, o que corresponde a uma média superior a 200 procedimentos por mês.  Além da coleta de material para a realização do teste do pezinho em recém nascidos, a unidade oferta também os exames considerados de rotina e aqueles que entram no acompanhamento do Pré-Natal, além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites.
 
BAIRRO DO JUTAÍ RECEBE AÇÃO DE ULTRASSONOGRAFIA
Neste sábado (24) e domingo (25), a Unidade Básica de Saúde do Bairro Jutaí recebe a ação de ultrassonografia. 
Durante o fim de semana serão atendidos 200 pacientes. Além dos moradores da área, pacientes de outros bairros devem ser beneficiados.
A ultrassonografia é um dos exames que apresentam grande demanda no Sistema Único de Saúde (SUS), por ser amplamente utilizado no diagnóstico e acompanhamento de uma série de condições médicas.
 
BOLETIM ATUALIZADO DA COVID-19
A Prefeitura de Santarém, em nova atualização do boletim da Covid-19, às 21 horas de sexta-feira, 23, informa que há 10.706 casos confirmados no município. Existem 9.499 pessoas recuperadas, 416 óbitos, 8.947 resultados negativos, 96 análises, 837 monitorados e 39.931 monitorados já recuperados.
Com profundo pesar, a Prefeitura informa mais um óbito em decorrência da Covid-19, ocorrido no município divulgado pela Sespa. A vítima é uma mulher de 83 anos, ocorrido no dia 31/05.
A atualização de sexta-feira acrescentou 37 casos positivos para covid-19, 9 por RT-PCR/Labimol e o restante por testes rápidos. A Prefeitura informa ainda que dos 10.706 casos confirmados de covid-19; 9.499 estão recuperados, 26 estão internados, 416 são óbitos e outros 765 pacientes estão em isolamento domiciliar. 
A Prefeitura reforça que o isolamento social, as medidas de higiene e de etiqueta social são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Lave as mãos sempre, use álcool em gel e máscaras sempre. Só saia de casa se for preciso.
Fonte: Portal Santarém e Weldon Luciano/Semsa




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil