Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 12:31
07/03/2022 as 14:23 | Por Redação |
Semana do Empoderamento Feminino inicia e engaja luta contra a violência à mulher
A programação ocorrerá por toda essa semana e abordará o tema ‘Lute por uma Mulher’ nas escolas da rede municipal
Fotografo: Reprodução
A cerimônia de abertura ocorreu nesta segunda-feira, 7, no hall de entrada da Semed

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) via setor de assuntos educacionais, realiza durante esta semana, no período de 7 a 11 de março, a Semana do Empoderamento Feminino. A cerimônia de abertura ocorreu nesta segunda-feira, 7, no hall de entrada da Semed. 

 

A programação tem como tema “Lute por uma Mulher”, e é alusiva ao mês de março, dedicado às mulheres. Durante a semana todas as escolas da rede municipal, conforme previsto no calendário letivo 2022, irão refletir sobre o empoderamento feminino. 

 

A solenidade contou com a presença da secretária de Finanças, Josilene Pinto e da secretária de Trabalho e Assistência Social e Primeira Dama Celsa Brito; da Coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga; do Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto e das assessoras de ensino e de assuntos educacionais, Jéssica Ninas e Jerusa Vidal que representou a secretária de Educação Maria José Maia da Silva que por motivo de viagem não pode comparecer. 

 

Esse é o terceiro ano consecutivo que a Semed realiza a Semana do Empoderamento Feminino sempre propondo um tema para a reflexão. Este ano a proposta é promover uma discussão acerca da responsabilidade social e individual frente a violência contra a mulher. 

 

O secretário regional de Governo Henderson Pinto disse ser uma honra poder participar do evento e destacou que o tema ‘Lute por uma Mulher’ é um convite à sociedade em reconhecer o sentimento de igualdade em relação às mulheres. 

 

Henderson Pinto comentou sobre a igualdade de gênero 

  

“Temos que reconhecer a cada dia que nós somos iguais. A mulher tem conquistado esse espaço e é essa igualdade, que cada um de nós que tem essa consciência, precisa buscar naqueles que ainda não tem”, disse Henderson ao citar a Prefeitura que tem em três secretarias – Educação, Finanças, Trabalho e Assistência Social – mulheres à frente somando prêmios importantes para o município. 

 

A secretária de Finanças Josilene Pinto deixou uma mensagem a todas as mulheres. “A mensagem que eu deixo é que a mulher cada vez mais se ame, se valorize, se queira bem, se cuide, porque quando você está bem, quando você se cuida e se ama você está pronta pra amar seu próximo, amar sua família, seus colegas de trabalho, então minha mensagem é essa, lute por uma mulher, mas, principalmente, lute por você”. 

 

Secretária de Finanças Josilene Pinto deixou mensagem de motivação às mulheres 

  

A coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga, ministrou uma palestra sobre ‘Depoimento e Ação com mulheres vítimas de violência’. Segundo ela, os índices de violência contra a mulher estão cada vez mais alarmantes, e tiveram alta em tempos de pandemia. 

 

“Esse evento é super importante porque fortalece ainda mais essa parceria junto à Semed, junto aos servidores e esse é o nosso papel, de trazer autonomia, empoderamento e destacar os direitos da mulher”, disse Poliana. 

 

Ainda de acordo com a coordenadora, somente em 2021 foram mais de 10 mil procedimentos feitos pelo Centro Maria do Pará. Esse ano, em fevereiro, foram 1.700 casos registrados. 

 

Poliana Braga alertou sobre os índices de violência contra a mulher 

  

“Quanto mais abordarmos a prevenção junto com nossos parceiros, como a secretaria de Educação, será melhor para evitar que aquela criança ou adolescente seja o novo agressor ou a vítima. É de suma importância esclarecer o que é violência doméstica, o que violência psicológica, moral, patrimonial, sexual e física. Esse é o papel, prevenir e acompanhar nossas mulheres santarenas”, disse a coordenadora do Centro Maria do Pará. 

 

A assessora de assuntos educacionais da Semed Gerusa Vidal que representou a secretária de Educação Maria José Maia afirmou que, ao convidar a sociedade santarena a lutar por uma mulher, a Secretaria propõe uma reflexão sobre a necessidade do enfrentamento de um problema e, ao mesmo tempo, se tornar parte de uma rede de apoio. 

 

Gerusa Vidal representou a secretária de Educação, Maria José Maia 

  

“Estamos precisando exercitar a empatia, nos colocar no lugar de outra pessoa em certas circunstâncias. Considero este um caminho valioso no combate à violência e até mesmo da rivalidade feminina. O nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou que não devemos julgar, mas sim exercitar a compaixão e, haverá momentos em que, pelo bem da mulher, desconhecida ou familiar, será necessário intervir. Como? Oferecendo ajuda, escutando, denunciando, quando necessário. Seja solidário e lute por uma mulher!”, finalizou Gerusa. 

 

Secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito reforçou sobre a importância da prevenção no combate à violência 

  

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esteve presente representando o prefeito Nélio Aguiar. “Nós queremos reforçar o cuidado e a educação nesse lugar tão importante que é a escola trazendo esse tema do empoderamento, o conhecimento das políticas públicas para as mulheres. Recentemente temos visto tantas violações de direitos às mulheres, principalmente nessa pandemia. A Semtras junto com a Semed sempre trabalha na prevenção e estamos para somar na educação das futuras mulheres da nossa sociedade”, destacou a titular da Semtras. 

  

A programação contou ainda com uma apresentação especial feita pelo casal Erlane Santos e Janderson Almeida, da Escola de Artes Emir Bemerguy. A dupla emocionou os presentes com a interpretação da música “Mudança” da cantora Vanusa. 

  

A Semana alusiva ao Dia da Mulher prosseguirá nas escolas da Rede a critério de cada gestor/a refletindo o tema “Lute por uma Mulher”.  

 

Por: Ronnie Dantas 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil