Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 02:46
10/04/2022 as 08:48 | Por Redação |
Professor de Juruti é um dos três paraenses que estão na final do Prêmio Sebrae de Educação
Os vencedores serão anunciados em maio, no maior evento educacional da América Latina, o Bett Educar, em São Paulo
Fotografo: Carlos Borges/Divulgação
Lídio Santos, Gustavo Passos e Anselmo Costa, são os três professores paraenses que concorrem ao prêmio

Três professores paraenses estão na final nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE). Os vencedores serão divulgados no dia 12 de maio, em São Paulo, durante o Bett Educar, maior evento educacional da América Latina. Lídio Paz dos Santos, Anselmo Augusto Fernandes Costa e Gustavo Passos Fortes concorrem nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Superior, respectivamente. 

 

Os projetos coordenados por eles em instituições de ensino de Belém, Juruti e Rondon do Pará estão entre os 50 melhores inscritos na premiação. O PSEE recebeu 627 inscrições em todo o país nesta edição, 42 delas no Pará, o estado com o maior número de inscritos na região Norte e o quarto no ranking nacional. 
 

“Ter três finalistas nacionais é uma grande conquista para o Estado do Pará. Afinal, são professores que, mesmo em um cenário de pandemia, conseguiram implementar ações e contribuir para mudanças na realidade de alunos paraenses por meio da educação empreendedora”, destaca a gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae no Pará, Renata Batista. 

 

Os vencedores estaduais receberam o troféu Ouro da premiação, um certificado e uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo, com carga horário de 360 horas, além da oportunidade de participar da cerimônia nacional e etapa final da premiação. 

 

Finalistas 

Lídio Paz dos Santos é do município de Juruti, região do Baixo Amazonas. Ele concorre na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o Projeto Horta na escola – ambiente ecoalfabetizador. O professor atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Moreira Rocha. “Por sermos da área rural, na Amazônia, é muito importante ter o trabalho reconhecido. Ser premiado no Pará e classificados para a final é um incentivo, um momento de elevarmos nossa autoestima e irmos em busca da transformação da realidade dos nossos alunos por meio de uma educação empreendedora. Independentemente do resultado da final, já nos consideramos vitoriosos”, pontua. 

 

O professor Anselmo Augusto Fernandes Costa, que trabalha na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I, em Belém, é finalista na categoria Ensino Fundamental Anos Finais, com o projeto Reusetech - Reutilizando resíduos sólidos para a educação tecnológica. 

 

“O reconhecimento por parte do Sebrae, esta entidade tão importante no cenário brasileiro do empreendedorismo, nos enche de orgulho, principalmente nós, da educação pública, que sofremos desafios diários para levar, da melhor maneira possível, uma educação de qualidade aos nossos alunos e alunas. É um orgulho imenso sabermos que estamos classificados entre os 50 melhores projetos de educação empreendedora no Brasil”, afirma Anselmo. 

 

Gustavo Passos Fortes concorre na categoria Ensino Superior, com o projeto Consultoria na prática e empreendedorismo - pré-consultores. Gustavo é professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA/ campus do município de Rondon do Pará. 

 

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento, isso renova a motivação para continuar melhorando e desenvolvendo novos projetos na área de educação empreendedora. A sociedade atual precisa de profissionais que sejam social e ambientalmente responsáveis, e que possam atuar como articuladores de uma mudança real”, enfatiza. 

 

O PRÊMIO 

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem como principal objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de educação empreendedora em instituições de vários níveis de ensino. O foco da iniciativa é fomentar a conscientização de que o empreendedorismo é uma ferramenta importante para a sociedade e muito além do aspecto empresarial. 

 

Fonte: Diário do Pará 

 
 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil