Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 - 15:41
06/04/2024 as 08:23 | Por Redação |
Em parceria com o Senar, prefeitura de Óbidos finaliza curso de manipulação de alimentos
O curso de manipulação de alimentos encerrou na sexta-feira, 05, com um evento de degustação na sede da Secretaria Municipal da Mulher (SEMM)
Fotografo: Reprodução
Participaram do curso servidoras das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social.

O curso de manipulação de alimentos ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), encerrou na sexta-feira, 05, com um evento de degustação na sede da Secretaria Municipal da Mulher (SEMM). 

A capacitação só foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Óbidos e o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Ao todo, participaram do curso 40 profissionais que já atuam em escolas ou nos equipamentos da assistência social. 

A secretária Aldanete Farias, chefe da pasta de Desenvolvimento Social, exaltou a iniciativa do município ao proporcionar, por meio do curso, mais segurança alimentar para a população. 

Secretária Aldanete Farias. 

 

“O curso representa mais segurança alimentar e nutricional para nossas crianças e para aqueles que participam dos serviços de convivência da assistência social. Então pra gente, essa iniciativa qualifica a alimentação fornecida pelo nosso município. Estamos trabalhando para ampliar a oferta de outros cursos que possam beneficiar a comunidade”, ressaltou Aldanete. 

Foram duas turmas formadas, cada uma com 20 participantes que cumpriram carga horária de atividades, com 40 horas de aulas, divididas entre teoria e prática. 

Há mais de 20 anos trabalhando como merendeira, a cursista Maria Iracema, relatou que a formação foi importante para aprender novas práticas no cuidado e preparo dos alimentos. 

Maria Iracema participou do curso de manipulação de alimentos. 

 

“É uma satisfação a gente estar sempre aprimorando o nosso conhecimento para desenvolver melhor o nosso trabalho. A dinâmica do curso foi muito boa e a cada dia a gente teve um ensinamento diferente, então essa experiência foi excelente. Estou muito grata”, contou Iracema, empolgada. 

O ofício de preparar alimentação diária para centenas de alunos, requer esforço, empenho e estratégia. O curso proporcionou também às participantes, “macetes” de como aproveitar melhor os alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar.

Terezinha Pimentel, participante do curso. 

 

“Nesse curso tivemos vários aprendizados de como preparar um cardápio diferenciado a partir dos materiais que já usamos atualmente, só que de uma forma mais variada. Eu já havia participado de outros cursos de manipulação de alimentos, mas esse foi diferente, muito bom, tanto a parte teórica quanto a prática”, disse Terezinha Pimentel, servidora da Semdes. 

A secretária adjunta da Semed, Márcia Nogueira, enfatizou a preocupação do governo municipal em proporcionar para as servidoras, maior capacitação profissional e com isso, mais qualidade no preparo da alimentação escolar fornecida pela rede de ensino. 

Secretária Adjunta da Semed, Márcia Nogueira. 

 

“Geralmente a educação focaliza muito a formação para professores e o nosso corpo de apoio às vezes fica um pouco esquecido nesse processo. E percebendo isso a gestão municipal iniciou essa formação para nossas ASGs [auxiliares de serviços gerais] que trabalham diretamente com alimentação, e elas são tão importantes nesse contexto educacional quanto o corpo docente e técnico. E esse curso foi essencial para que elas aprimorem suas práticas de manuseio adequado dos alimentos e que isso reflita no bem-estar dos nossos alunos em sala de aula”, completou Márcia. 

Por: Marcos Cantuário, com fotos de Odirlei Santos/Ascom/PMO 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil