Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 05:10
03/08/2022 as 08:35 | Por Redação |
Convenção PTB aprovou o nome de Márcio Miranda para candidato à Câmara Federal
Convenção do PTB foi realizada na noite de terça-feira (02), em Belém
Fotografo: Reprodução
Em 2022, Márcio Miranda filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro com a finalidade de disputar vaga para Deputado Federal.

Em convenção realizada na noite de terça-feira, dia 02 de agosto, em Belém, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) aprovou o nome do ex-deputado estadual Márcio Miranda para disputar uma vaga a Deputado Federal. Márcio chegou a ser cogitado a disputar uma vaga para o Senado, mas em contato com o Portal BELTERRA, antes da convenção, MIRANDA deixou claro que sua decisão era mesmo de disputar uma vaga à Câmara Federal, pela qual já havia feito um trabalho de base em vários municípios do estado do Pará. 

 

QUEM É MÁRCIO MIRANDA? 

Nascido na cidade mineira de Pavão, em 19 de agosto de 1957, Márcio Miranda é filho do pecuarista Manoel Clementino Teixeira, mais conhecido como Dio Teixeira, e de Mercina Miranda. Médico graduado pela Universidade Federal do Pará, com atuação em Clínica Geral, além de Capitão reformado da Polícia Militar do Estado do Pará, reside e atua na área médica desde 1982 na cidade de Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém, onde mantém sua base eleitoral. 

 

 
Exerceu os cargos de presidente da Feira Agropecuária e do Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal entre 1994 e 1997, presidente da Associação Paraense dos Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar e diretor da Comissão de Controle Hospitalar do Hospital Francisco Magalhães, em Castanhal. Entre essas atividades, foi ainda presidente do Instituto Tancredo Neves no Estado do Pará, instituição ligada ao antigo PFL, hoje DEM, onde desenvolveu atividades de cunho político-educacional. Além disso, em 2004 fundou o Instituto de Capacitação Profissional e Valorização Humana Mercina Miranda (IMM), instituição que leva o nome de sua mãe e atua na esfera de cursos de capacitação. 

 

TRAJETÓRIA POLÍTICA 

Márcio Miranda disputou sua primeira eleição em 1998, sendo candidato a uma vaga na ALEPA pelo PSDB, recebendo 14.226 votos, conseguindo apenas uma suplência. Em 2002, novamente candidato a uma vaga na ALEPA, desta vez pelo PDT, foi eleito com 23.996 votos. No ano seguinte, se filiou ao PFL. Em 2006, foi novamente candidato a Deputado Estadual, recebendo 60.390 votos, sendo o terceiro candidato mais votado do Estado e o mais votado no interior. Já em 2010, foi eleito pela terceira vez consecutiva, sendo o segundo candidato mais votado do pleito, recebendo 67.530 votos. 

 

Em 2011 ocupou a função de Líder do Governo Jatene no Poder Legislativo Estadual. No ano seguinte, disputou a Prefeitura de Castanhal, recebendo o apoio do então mandatário Hélio Leite, hoje Deputado Federal, e do governador do Estado Simão Jatene; contudo, acabou sendo derrotado pelo ex-prefeito do município, Paulo Titan, do PMDB. 

 

Em 2013 foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará com 26 votos dos 41 deputados, derrotando o candidato opositor Martinho Carmona, do PMDB, que recebeu 15 votos. Em 2014, foi eleito para seu quarto mandato, sendo o mais votado do Estado, recebendo 82.738 votos. 

 

Em 2015, foi reeleito presidente da ALEPA com 40 votos, sendo o voto remanescente dado em branco, posto que somente seu nome fora inscrito para a disputa. Já em 2017, foi novamente eleito para presidir a Assembleia Legislativa, ocupando o cargo pela terceira vez consecutiva com 32 votos. Assim como ocorrera em 2015, sua candidatura foi a única a ser inscrita para o pleito. 

 

Foi candidato ao governo do Estado do Pará nas eleições de 2018, disputando o segundo turno contra Helder Barbalho (MDB) e recebendo 44,57% dos votos válidos. 

 

Em 2022, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro com a finalidade de disputar vaga para Deputado Federal. 

 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil