Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 22:06
19/04/2022 as 16:29 | Por Redação |
Com hino em Tupi e ritual indígena, Prefeitura abre programação alusiva à Semana dos Povos Indígenas
Atividades e reflexões serão realizadas de 19 a 23 de abril em toda a Rede de Ensino
Fotografo: Reprodução
Evento teve abertura com direito a ritual indígena feito por Paulo Borari e participação das Karuanas de Alter do Chão

Com o tema “Nossa cultura é para nós o que o rio é para o peixe”, iniciou na manhã desta terça-feira, 19 de abril a Semana dos Povos Indígenas, realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), organizada pela Assessoria de Ensino em conjunto com a Divisão de Educação Escolar Indígena (DEEI). A programação segue até 23 de abril, em toda a Rede de Ensino conforme calendário letivo 2022. 

  

A cerimônia de abertura, realizada no Hall de entrada da Semed, contou com a presença da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, das Assessoras de Ensino Jéssica Ninas e Iara Ferreira, da Coordenadora da Divisão de Educação Escolar Indígena Jessilane Borari, da Coordenadora do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Auricélia Arapyun, Geraldo Dias da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Santarém e a vice-presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), Clarice Rebelo, funcionários e colaboradores. 
 

 
O evento teve abertura com direito a ritual indígena feito por Paulo Borari e participação das Karuanas de Alter do Chão. 

 

Os povos indígenas hoje representam uma população considerável, habitando às margens e centros de comunidades existentes ao longo dos Rios Tapajós e Arapiuns, assim como, no Planalto Santareno. 

 

São 13 os Povos existentes no Baixo Tapajós, resistentes ao histórico processo de negação de suas raízes e língua materna. Tupaiu, Borari, Arapyun, Tupinambá, Tapuia, Munduruku, Munduruku Cara Preta, Maytapu, Apiaka, Jaraki, Arara Vermelha, Tapajó e Kumaruara foram obrigados a aderirem à cultura do colonizador branco em detrimento de sua própria cultura. 

 

De acordo com Iara Ferreira, da coordenação, a Semana dos Povos Indígenas é um momento extremamente significativo. 

 

“Porque demonstra o reconhecimento desses povos e de sua ancestralidade, a resistência, a revitalização da língua, o reconhecimento de suas raízes e o respeito buscado diante da sociedade para superação dos preconceitos e tudo aquilo que discrimina esses povos e sua cultura”, contou.  

 

Conforme Iara, nesse sentido a escola também funciona como espaço de (re)construção dessa história e valorização da pluralidade cultural existente nas comunidades indígenas do Baixo Tapajós. 

 

Para a coordenadora do CITA, Auricelia Arapyun, apesar das lutas a educação escolar indígena têm avançado no município de Santarém. 

 

“A Semed tá de parabéns pela bonita a programação, estamos contentes com esse momento, de ter pelo menos um dia de visibilidade indígena no calendário do município, um dia de visibilidade pra todas as lutas e não apenas mostrar a cultura dos nossos povos ou a diversidade cultural, além disso, queremos a efetivação da política pública que ainda é uma luta, mas a gente têm conseguido avançar muito em relação à educação escolar indígena no município de Santarém”, frizou Auricélia. 

 

Jessica Ninas, assessora de ensino ressaltou que essa é mais uma semana de conscientização promovida pela Secretaria de Educação em Santarém. 

 

“É mais um tema de reflexão, de fortalecimento da cultura, de fortalecimento das minorias, recentemente trabalhamos o empoderamento feminino e agora nós estamos reforçando a reflexão à cerca dos direitos dos Povos Indígenas, o resgate da cultura, todas as escolas da Rede, independente de serem indígenas ou não, durante essa semana estarão trabalhando essa temática de forma reflexiva e crítica sobre a luta dos povos indígenas”, disse Jéssica. 

 

Atualmente, a Semed trabalha com 53 escolas indígenas, além de um Centro de Educação Infantil, o Cemei Borari, que funciona em Alter do Chão. 

 

A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva lembrou que a história dos Povos Indígenas é milenar, mas suas conquistas são recentes. Ela destacou algumas dessas conquistas em parceria com o governo municipal. 

 

“Na atual gestão podemos destacar a estrutura física das escolas que passam a ter um novo planejamento pra construção respeitando a cultura indígena, a lotação dos servidores, a ampliação do número de Polos (antes eram 15 e hoje já somam 19) isso pra poder possibilitar um melhor atendimento pedagógico às crianças, estamos em fase de construção da Matriz Curricular da Educação Escolar Indígena, que vai ser um diferencial de todas as disciplinas, hoje nós trabalhamos obedecendo a matriz curricular nacional e agora, no município de Santarém a gente vai trabalhar a matriz curricular específica da educação escolar indígena, então isso vai ser um grande avanço”. 

 

A Secretária destacou ainda como conquista, a Divisão de Educação Escolar Indígena que antes era apenas um setor e hoje ganhou a condição de Divisão Escolar. 

 

A programação de abertura ainda teve palestra com o professor Gedeão Monteiro Cardoso Arapyun. Ele abordou o tema “A Política de Educação Escolar Indígena enquanto Direito e o desafio na implementação da Lei 11.645” e finalizou com uma poesia declamada por Iara Ferreira Arapyun intitulada ‘Sou simplesmente’. 

 

Sou vento, sou fogo, 

Sou mata, sou terra... 

Sou força, intensidade, 

Sou espírito, sou pássaro, 

Sou bicho, sou gente, 

Sou alma, sou mente, 

Sou diversidade... 

Tua criação, verdade! 

Sou feroz, sou encantamento, 

Sou fruto, sou flor sobre o firmamento! 

Sou ímpar, diferente, 

Sou nativa que ama simplesmente. 

(Iara Ferreira Arapyun) 

 

A Semana dos Povos Indígenas continuará nas escolas da Rede municipal até o próximo dia 23 com exposição de artesanato indígena, pintura corporal com Grafismos Indígenas e distribuição de folders educativos. 

 

Por: Ronnie Dantas 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil