Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 05:56
09/05/2022 as 15:16 | Por Redação |
Água do rio Tapajós invade lojas e provoca prejuízos para comerciantes de Santarém (PA)
Boletim da Defesa Civil desta segunda (09) informa que a medição do nível do rio chegou a 8,02m, 10cm acima do mesmo período do ano passado
Fotografo: Reprodução
Quem trafegou na área central da cidade observou a inundação na Avenida Tapajós

Proprietários de lojas localizadas na Avenida Tapajós, na orla de Santarém, passaram por momentos difíceis, durante uma forte chuva que caiu na manhã desta segunda-feira, 09, na região oeste do Pará.  

 

No local, dezenas de comércios foram invadidos pelas águas do rio Tapajós. Quem trafegou na área central da cidade observou a inundação na Avenida Tapajós.  

 

A inundação destruiu não só os locais, os móveis, os aparelhos e utensílios, mas também as mercadorias. Em uma loja, a correnteza jogou mesas e balcões em plena via pública. 

 

Pelas estimativas dos comerciantes, pelo menos 150 estabelecimentos foram afetados só na área central de Santarém. 

 

Para eles, devido ao período chuvoso (inverno amazônico), as inundações se tornaram frequentes na Avenida Tapajós, promovendo inúmeros problemas para centenas de pessoas.  

 

Segundo os comerciantes, a falta de saneamento básico na orla da cidade contribui, para que em dias chuvosos, os prédios que ficam às margens da Avenida Tapajós, sejam facilmente invadidos por águas pluviais e do próprio rio Tapajós.  

 

Mesmo com a instalação de várias bombas de sucção em diversos pontos da orla, a água invadiu a Avenida Tapajós e alguns comércios. Equipes da Prefeitura estiverem trabalhando para amenizar a situação.

 

 

ENCHENTE 

O nível do rio Tapajós subiu, nos últimos dias e invadiu casas em vários pontos da cidade. Famílias que moram nas áreas mais baixas ou próximas do rio precisaram deixar os imóveis às pressas na manhã desta segunda-feira, mas não há registro de vítimas. 

 

Moradores temem que o rio suba ainda mais e ultrapasse o nível do ano de 2009, quando dezenas de famílias que residem no interior do município, ficaram completamente ilhadas. 

 

O Boletim Diário da Defesa Civil desta segunda-feira (09) informa que a medição do nível do rio chegou a 8,02m, 10cm acima do mesmo período do ano passado. 

 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil