Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 14:36
30/07/2021 as 08:04 | Por Redação |
Unidade de Saúde de Uruará oferece tratamento para pessoas com problemas de tabagismo
Governo do prefeito Gílson Brandão trabalhando pelo bem da população
Fotografo: Reprodução
Quem decidir parar de fumar e deixar a dependência da nicotina deve procurar a Unidade, para iniciar o tratamento

Com objetivo de oferecer à dezenas de pessoas uma vida mais saudável sem o fumo, a Unidade de Saúde da Família Alberto Morbach, no Município de Uruará, oeste do Pará, atende pacientes com problemas relacionados ao tabagismo, todas as sextas-feiras, a partir das 8h. 

Abrir foto

Quem decidir parar de fumar e deixar a dependência da nicotina deve procurar a Unidade de Saúde, para iniciar o tratamento. 

Pacientes com dependência de nicotina afirmam que na primeira semana de tratamento, já é possível sentir diferença em relação à saúde.  

Problemas relacionados ao fumo como cansaço e doenças respiratórias, estão sendo combatidos, por meio do tratamento, segundo os pacientes.  

Profissionais de saúde garantem que dão todo o apoio para as pessoas que decidem parar de fumar.  

Assista o vídeo: 

DEPENDÊNCIA FÍSICA  

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os cigarros contêm cerca de 4.720 mil substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência. 

ENFERMIDADE  

Considerado uma enfermidade complexa, o vício em tabaco pode ter como principal fator a dependência química da nicotina, geralmente medida em uma escala de 0 a 10 por meio do Teste de Fagerström, baseado em um questionário sobre o hábito de fumar. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o tabaco é responsável direto pelo desenvolvimento de inúmeras doenças como câncer, infarto, AVC, doenças cardiovasculares, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e fibrose pulmonar, entre outras. 

Fonte: Portal Santarém  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil