Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 01:02
21/09/2021 as 20:12 | Por Redação |
Sessão especial na Câmara rende homenagens aos profissionais das Ciências Contábeis
As homenagens especiais foram direcionadas a 14 profissionais que atuam ou atuaram na iniciativa privada e no serviço público
Fotografo: Reprodução
Solenidade foi requerida pelo vereador Alexandre Maduro (MDB) e organizada em parceria com a Associação dos Contadores do Oeste do Pará

A Câmara Municipal de Santarém realizou na tarde desta terça-feira (21), no Plenário Vereador Benedito Magalhães, sessão especial em homenagem aos contadores, na véspera da data em que se comemora o dia da categoria. A programação foi solicitada pelo vereador Alexandre Maduro (MDB), quem presidiu os trabalhos. 

 

Compuseram a mesa oficial o presidente em exercício da Câmara Alysson Pontes (PSD); Alexandre Maduro; Josilene Pinto, secretária de Finanças do Município; Lourdes Maria Carvalho, delegada da Receita Federal; Gina Corrêa, coordenadora regional da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); Mikhail Carvalho, presidente da Vox Contábil; Márcia Ximenes, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unama; Sidney Baumann, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Roberto Branco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e Antônio Carlos, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade. 

O vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) foi quem leu o requerimento que originou a sessão. Além das informações comuns aos trâmites do trabalho, o documento enalteceu a história da profissão dos contadores e a importância da categoria para a sociedade. Em seguida, um vídeo foi apresentado ao público, em que foram mostrados diversos contadores e contadoras que atuam em Santarém, incluindo alguns profissionais falecidos, homenageados in memoriam. 

 

Nenhuma descrição disponível.Durante o evento, a banda da Polícia Militar e os músicos Andreson Dourado, no teclado, e Marcele Almeida, no vocal, abrilhantaram com números musicais, destacando composições regionais e a Música Popular Brasileira. O conjunto da PM, além de canções de ritmos diversos, tocou os hinos nacional e municipal. 

As homenagens especiais foram direcionadas a 14 profissionais que atuam ou atuaram na iniciativa privada e no serviço público. Todos receberam uma placa pelos relevantes serviços prestados aos clientes e à população. Três profissionais falecidos tiveram placas entregues a representantes de suas famílias. 

Raimundo Edmilson Santos Filho falou em nome dos homenageados. “Esse reconhecimento torna para todos nós mais que especial”. O contador agradeceu a Deus, a sua família, à Vox Contábil. Ele enalteceu ainda a importância da educação na formação profissional. “Hoje, depois de tudo que passei, se pudesse voltar atrás e escolher, seria sem dúvida contador. Sou feliz por unir o agradável ao agradável”, enfatizou o profissional, destacando ainda o caráter ético da profissão ao falar de termos técnicos que estão no caminho do contador, tanto no público quanto no privado. 

Nenhuma descrição disponível.

O presidente da Vox Contábil, a Associação dos Profissionais da Contabilidade do Oeste do Pará, Mikhail Carvalho destacou que o Brasil conta com 500 mil trabalhadores no setor, que, para exercer a profissão passam por um exame de proficiência. “Revolucionar, reinventar, é o que ocorre com a profissão contábil. A Vox Contábil ainda está em desenvolvimento, pois foi fundada em 2015. Nossos associados contam com diversos convênios”, citou Carvalho, que enumerou alguns feitos da associação em prol de seus filiados e do trabalho em Santarém e região. Presidente em exercício da entidade, Mikhail enalteceu a presidente Lindomar Rodrigues, que está licenciada por questões particulares. 

O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade Antônio Carlos Ferreira destacou uma conquista recente da categoria, que fica desobrigada a responder por atos de seus clientes. Ele salientou ainda que os conselhos regionais e as associações são importantes para o aprimoramento da profissão e a manutenção dos direitos dos profissionais e do contribuinte e da administração pública. 

Respeito, gratidão e sucesso foi o que disse Sidney Baumann ao usar a palavra. Ele detalhou cada uma dessas palavras dirigidas aos profissionais. “Parabéns, contadores”, congratulou. 

A titular da Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), que representou o prefeito Nélio Aguiar na sessão, fez referência a conquistas da classe contábil, dentre as quais o processo e desburocratização para dar celeridade a todos os processos. “O alvará está sendo liberado em menos de 24h. Quero destacar a parceria dos contadores com a nossa sala do empreendedor”, enfatizou. Josilene Pinto felicitou ainda a equipe que trabalha com ela na Prefeitura de Santarém. Ela acrescentou que o empenho do grupo “permite que Santarém esteja apto a receber qualquer recurso, mas também a realizar atividades em prol da população”. Em nome do prefeito, a secretária agradeceu aos profissionais. 

A delegada da RF Santarém Lourdes Tavares agradeceu aos contadores pela parceria junto à autarquia, e apontou o crescimento na porcentagem de recolhimento do imposto de renda, sobre o qual esses profissionais têm participação direta. 

Por fim, o vereador Alexandre Maduro agradeceu a todos os convidados e se colocou à disposição da classe. “Perceptível a mudança na forma como a sociedade enxerga o profissional da Contabilidade. É a figura chave para que as organizações tenham sucesso. É a partir da contabilidade que você tem a segurança para tomar uma decisão. Além do trabalho que fazem, tem o lado socioeconômico. Esta Casa está disponível para simplificar e contribuir com o trabalho desses profissionais”. 

Dia do Contador – A data de comemoração da categoria é 22 de setembro, que faz alusão à assinatura, em 1945, pelo presidente Getúlio Vargas, da criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil. 

Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom/Câmara 

Lista dos homenageados: 

Da iniciativa privada: 

Elis Nascimento; 

Jandir dos Santos; 

Raimundo Edmilson; 

Rosilane da Silva; 

Elielma de Sousa; 

Jarbas Lima. 

Da administração pública: 

Antônio Ferreira; 

Afrânia Lins; 

Luiz Jorge da Silva; 

Roberto dos Santos; 

Maria da Saúde. 

In memoriam: 

Luiz Nogueira; 

Maria Pinto; 

Selezio de Jesus. 

Por: Jefferson Santos – jornalista da Ascom/Câmara 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil