Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 22:38
10/06/2021 as 12:30 | Por Redação |
Santarém será a primeira cidade do interior da Amazônia a receber vacinas da Pfizer/BioNTech
A informação foi confirmada pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM), em vídeos publicados em redes sociais, na quarta-feira, 09
Fotografo: Reprodução
A vacinação em Santarém continua em ritmo acelerado

Consolidada como ponto estratégico de desenvolvimento em infraestrutura de transportes, turismo, cultura, educação, agropecuária e esportes, Santarém deve ser a primeira cidade do interior da Amazônia a receber doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), da Pfizer/BioNTech. 

A informação foi confirmada pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM), em vídeos publicados em redes sociais, na quarta-feira, 09. 

Nélio explicou que após solicitação feita ao Ministério da Saúde e Governo do Estado, Santarém deve receber em breve, o imunizante produzido pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com Comirnaty e BioNtec 

"A solicitação foi atendida com sucesso. O município possui a logística adequada para armazenar a vacina da Pfizer com capacidade para acondicionar 30 mil doses na cadeia de frio do Núcleo de Vigilância em Saúde, na temperatura de +2 a +8°C", garantiu o administrador público.  

ARMAZENAMENTO  

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias. 

Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país, "de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra". 

A pasta recomendou que, se possível, a vacinação ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa. 

"Após solicitação ao Ministério da Saúde, recebemos 06 concentradores de oxigênio. Um importante aparelho para realizarmos a oxigenoterapia de pacientes que necessitem usar  cilindro de oxigênio. Os concentradores auxiliam no tratamento", disse Nélio Aguiar. 

BOLETIM DO CORONAVÍRUS  

Em nova atualização do boletim da Covid-19, nesta quarta-feira, 09, a Prefeitura informou que há 18.728 casos confirmados no município. 

Entre eles, 17.434 pessoas foram recuperadas, 1.031 óbitos, 22.255 resultados negativos, 59 análises, 1.047 monitorados e 90.693 monitorados já recuperados. 

A Prefeitura revelou que há o registro de 06 novos óbitos em decorrência da Covid-19 divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). 

A atualização de ontem acrescentou 17 novos casos positivos. A Prefeitura informou, ainda, que 263 pacientes estão em isolamento clínico-hospitalar ou domiciliar.  

A rede Hospitalar de Santarém, de acordo com a Prefeitura, possui no momento 71 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para Covid-19 (64 adultos, 3 neonatal e 4 pediátricos) disponíveis, dos quais 36 estão ocupados, entre eles, 24 com casos confirmados e 12 com suspeitos. 

Os leitos da UTI Neonatal e da UTI Pediátrica permanecem desocupados.  

Dos 64 leitos para adultos, segundo a Prefeitura, 36 estão ocupados (56,25%) com 24 pacientes positivados e 12 suspeitos. Todos os pacientes estão no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA). Não há pacientes na fila de espera para ocupar um leito de UTI.  

Dos 164 leitos clínicos disponíveis exclusivos para Covid-19, de acordo com a Prefeitura, 47 estão ocupados (28,83%), entre os quais, 31 com casos positivos e 16 com casos suspeitos. 

Por: Manoel Cardoso  

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil