Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 01:01
01/08/2021 as 08:29 | Por Redação |
Prefeitura de Mojuí dos Campos promove campanha “Agosto Lilás” contra violência à mulher
Campanha será desenvolvida pela Semtras em parceria com outras secretarias, rede intersetorial e apoiadores
Fotografo: Reprodução
Vítimas devem marcar um "X" com caneta ou batom vermelhos na mão se quiser sinalizar situação de violência

A Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizará no mês de agosto a campanha "Agosto Lilás", com o tema "Nem mais uma lágrima". 

De acordo com o coordenador do Creas, Jaime Seade, a campanha será desenvolvida em parceria com as demais secretarias do município, rede intersetorial e apoiadores, com ações educativas e preventivas que fazem referência ao combate à violência contra a mulher. 

"Consideramos no desenvolvimento deste projeto a realidade cultural local que ainda apresenta o machismo enraizado. O processo de sensibilização da sociedade será a longo prazo, e precisa ser trabalhado continuamente para que possamos, nas próximas gerações, desconstruir esse ciclo vicioso da violência", observou o coordenador. 

"Este projeto visa o empoderamento da mulher que ainda se sente submissa e sofre calada por vergonha ou medo de denunciar, considerando a situação financeira, posto que a maioria das vezes os homens são os provedores do lar. As mulheres de Mojuí dos Campos precisam saber que elas não estão sozinhas, que podem nos procurar e pedir socorro e dar um basta na violência vivenciada", destacou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima. 

A Lei 11.340/2006 conhecida como Lei Maria da Penha busca sensibilizar a sociedade e criar mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. É preciso encorajar as vítimas a denunciarem para romper com esse ciclo de violência que tem matado várias mulheres no próprio seio familiar ou deixando sequelas físicas e psicológicas permanentes. 

A campanha ganha força quando todos os envolvidos, poder público e sociedade civil caminham lado a lado, fortalecendo a rede de proteção, assumindo o compromisso e empoderando as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. 

Mojuí dos Campos conta com o funcionamento o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) quando, em casos de violência, a vítima recebe apoio, acompanhamento e orientação para que não venha ocorrer reincidência. 

No Creas é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias e Indivíduos (PAEFI), onde são atendidos famílias ou indivíduos em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares com a comunidade e a função protetiva da família. O equipamento possui em seu quadro de profissionais coordenador, assistente social, psicólogo, advogado, auxiliar administrativo e auxiliar de conservação. 

No lançamento da campanha "Agosto Lilás" será divulgado um vídeo institucional com participação dos servidores em diferentes pontos da cidade. Também será promovida uma blitz preventiva na Praça da Matriz, culminando com a Caminhada Lilás, que sairá do Campo Nogueirão, no bairro Esperança. 

Na última quinzena do mês será realizada a 1ª Corrida Lilás e o Torneio Lilás de Futsal com equipe feminina. A programação mensal marca também o dia "D" com entrevistas e serviços na área da saúde para as mulheres. Durante a programação também haverá sorteio de brindes doados por parceiros. 

Confira a programação: 

06/07 - (sexta-feira) 
Lançamento da campanha, com caminhada, zumba, blitz e sorteio de brindes 
Local: Praça da Matriz de Santo Antônio 
Horário: 17h 

07/08 - (sábado) 
Roda de conversa: "As consequências da Violência na Família e na vida dos filhos" com a psicóloga Yara Carimpuna, zumba e serviços de beleza 
Local: Barracão Comunitário de Boa Fé 
Horário: 9h às 14h 

10/08 - (terça-feira) 
Roda de Conversa: "Não se cale, sua voz pode salva sua vida" 
Local: Posto de Saúde do bairro Cidade Alta 
Horário: 9h 

14/08 - (sexta-feira) 
Roda de conversa: "As consequências da Violência na Família e na vida dos Filhos", com a psicóloga Marcela, zumba e serviços de beleza 
Local: Comunidade Vista Alegre do Rio Mojú 
Horário: 9h às 14h 

16/08 - (segunda-feira) 
Roda de conversa: "Não se cale, sua voz pode salvar sua vida" 
Local: Centro de Saúde do bairro Esperança 
Horário: 9h 

18/08 - (quarta-feira) 
Roda de conversa: "As consequências da Violência na Família e na vida dos Filhos" com a psicóloga Marcela 
Local: Igreja Assembleia de Deus 
Horário: 19h 

20/08 - (sexta-feira) 
Entrevista: "Relacionamentos abusivos" 
Local: Rádio 
Horário: indefinido 

24/08 - (terça-feira) 
Palestra: Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho 
Local: Repartições 
Horário: 10h 

26/08 - (quinta-feira) 
Entrega das próteses dentarias (parceiro) 
Local: Comunidade Vila Goiânia 
Horário: 9h às 14h 

27/08 - (sexta-feira) 
Torneio de futsal feminino com premiação 
Local: Quadra poliesportiva ao lado do Campo Nogueirão 
Horário: 16h30 às 20h 

28/08 - (sábado) 
Corrida Agosto Lilás 
Local: Praça Matriz de Santo Antônio 
Horário: 6h 

Po:r Geisa de Oliveira/Assessoria de Comunicação - ASCOM 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil