Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 01:40
22/04/2021 as 11:17 | Por Redação |
Prefeitura concede registro do SIM a duas empresas de Santarém
Uma unidade de beneficiamento de carnes e uma agroindústria de polpas de frutas foram credenciadas
Fotografo: Reprodução
Secretário Bruno Costa e prefeito Nélio participaram do evento, nesta quinta-feira (22), no CIAM

Dando continuidade ao fortalecimento das políticas públicas de produção, abastecimento e segurança alimentar em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semapcredenciou, na manhã desta quinta-feira (22), uma unidade de beneficiamento de carnes e uma agroindústria de polpas de frutas com o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A iniciativa visa incentivar a economia local e qualificar a produção, garantindo saúde pública.  

A cerimônia ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), às 10h e teve a presença do Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; do Secretário da Semap, Bruno Costa; Vereadores; representantes das empresas, além de parceiros. 

A partir da entrega do certificado a empresa C H AZEVEDO MIRANDA EIRELI - CASA DE CARNES RIBEIRO estará apta a beneficiar em todo o município produtos e sob produtos de origem animal (frango, peixes e carnes bovinas). Já a agroindústria que pertence à COOPERATIVA AGROEXTRATIVISTA DE SURUCUÁ (COOPRASU) para fabricação e conservação de polpas de frutas. 

 

Atualmente, 22 estabelecimentos possuem o selo municipal. Desses, dezenove são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e três no de Origem Vegetal (Simpov). Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro no SIM, desde a sua criação em 2009. 

A Prefeitura de Santarém instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através da Lei nº 18.333 de 14 de dezembro de 2009. Desde então, a normativa regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis no município. O serviço é de caráter permanente e realizado exclusivamente por médicos veterinários e agentes de inspeção capacitados e comprometidos com a saúde pública. 

Por: Luan Rodrigues/Semap/PMS 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil