Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 02:40
23/07/2020 as 19:26 | Por Redação |
Neguinho: "Exigi do Exército liberação de rua no bairro da Matinha"
Neguinho sugeriu reunião para que Exército libere rua para os moradores
Fotografo: Reprodução
Líder comunitário cobra finalização de obra em rua, na área do Jardim Zoológico de Santarém

Em conversa com o representante do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), Coronel Marinho, o presidente da Associação de Moradores do Bairro da Matinha, Aldomiro Sousa, o "Neguinho", sugeriu uma reunião no quartel da instituição militar, para tratar sobre a finalização das obras de uma rua medindo 800 metros de comprimento, por 8 metros de largura, na área do Jardim Zoológico de Santarém (ZooUnama).

Coronel Marinho garantiu que irá marcar uma data para receber o presidente da Matinha, Aldomiro Sousa, juntamente com uma comissão de moradores, para tratar da liberação da rua.

Após finalizada, a rua deve tirar do isolamento dezenas de famílias que residem ao lado do ZooUnama, nos arredores do igarapé do Irurá, no bairro da Matinha.

AÇÃO DO EXÉRCITO

Por volta de 15h, desta quinta-feira, 23, soldados do Exército, fortemente armados, foram ao local onde um trator fazia o trabalho de terraplanagem e deram ordem para parar o serviço. Dezenas de pessoas que acompanhavam os serviços, também receberam ordem de militares do Exército, para se retirar do local.

Segundo os moradores, não está sendo construído uma nova via, mas uma estrada antiga está sendo implantada no local correto, sem passar próximo aos animais do ZooUnama. Hoje, os moradores trafegam por uma estrada antiga que passa dentro do zoológico.

"Meu pai mora nesse local há mais de 80 anos. Não temos uma via por onde trafegar, para ir até o bairro para comprar alimentos ou remédios. Nós não estamos invadindo a área da União. O que queremos é apenas um local para passar", declarou um morador.

REUNIÃO

De acordo com Aldomiro, já está tudo encaminhado para que a reunião aconteça na próxima semana, entre os moradores da Matinha e comandante do Exército.

"Vou esperar a ligação do comandante do BEC e, tenho certeza que ele vai ligar. Aí vamos reunir algumas pessoas, que moram isoladas, atrás do ZooUnama e, vamos tratar da liberação da rua. Sei que vai ser uma boa e proveitosa reunião com o comandante do Exército. Essa via interliga a Matinha com o Amparo. Nesse local, existem muitas famílias isoladas, que precisam ter uma rua pra sair e voltar para suas casas. Então, acredito que vai dar tudo certo para que a rua seja concluída", declarou Sousa.

DIREITO DE IR E VIR

O direito de ir e vir está expresso na Constituição Federal de 1988. De acordo com o artigo 5º, inciso XV, é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou sair com seus bens.

Segundo a Constituição, todo cidadão tem direito de se locomover livremente nas ruas, nas praças, nos lugares públicos, sem temor de serem privados de locomoção.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil