Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 00:49
14/12/2020 as 09:07 | Por Redação |
Manaus tem 4 casos confirmados de doença que afeta animais e pessoas
Essa é a primeira vez que a doença é registrada no Amazonas, já havia registros no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina
Fotografo: Reprodução
Principais sintomas são o aparecimento de feridas nas patas, cabeça e focinhos que não cicatrizam

O Centro de Zoonoses confirmou nesse domingo (13), quatro casos de Esporotricose Animal, uma doença causada por fungos que afeta animais e também pode ser transmitida para humanos. Todos os casos foram detectados no bairro da Glória, na Zona Oeste.

Além destes, foram notificados mais 20 casos suspeitos e outros 16 estão em análise. Essa é a primeira vez que a doença é registrada no Amazonas, já havia registros no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. Os principais sintomas são o aparecimento de feridas nas patas, cabeça e focinhos que não cicatrizam. Eles também podem ficar apáticos, perder peso e apresentar uma espécie de secreção nasal.

Nos humanos essas “úlceras” podem surgir em qualquer parte do corpo e se tornarem profundas. Em casos suspeitos, o dono deve levar o animal imediatamente ao veterinário ou acionar o Centro de Zoonoses. O bichinho também deve ser mantido em isolamento para evitar a contaminação de outros animais ou pessoas. Ele deve ser tratado com remédios recomendados por profissional e seguir o tratamento à risca.

Em caso se morte, o animal não deve ser enterrado, pois pode contaminar o solo e propagar o fungo. Nesse momento, passeios com animais devem ser evitados, sobretudo no bairro da Glória e adjacências. O mais seguro é mantê-los em casa.

Nessa segunda-feira (14), uma equipe da Central de Zoonoses deve visitar três casas nos bairros São Jorge e Novo Aleixo, onde há casos suspeitos.

Fonte: Portal do Holanda

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil