Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 02:25
15/09/2019 as 17:26 | Por Portal Santarém |
Incêndio destrói floresta e provoca riscos aos moradores de Alter do Chão
De acordo com o Corpo de Bombeiros, fogo atingiu outros vilarejos, como Ponta de Pedras
Fotografo: Portal Santarém
Várias equipes estão no local para controlar o incêndio

Um incêndio que iniciou no sábado (14) e se alastrou neste domingo, 15, deixou um rastro de destruição, em uma área de mata nativa, em frente à Vila Balneária de Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, oeste do Pará.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas se expandiram rapidamente na Área de Preservação Ambiental (APA/Alter do Chão) atingindo outros vilarejos próximos ao local, como Ponta de Pedras.

Para atuar nos serviços de contenção das chamas, o comando do Corpo de Bombeiros colocou em atividade tanto os militares que estavam de plantão quanto os que estavam de folga. Brigadistas de Alter do Chão, além de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA) também trabalham na contenção das chamas, nas matas de Alter do Chão.

O calor e a fumaça acumulada na selva fechada tornam o trabalho de contenção das chamas, sufocante. O Corpo de Bombeiros informou que as causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Também equipes da Polícia Militar estão no local para tentar combater o incêndio, onde muitas pessoas estão falando nas redes sociais que pode ser criminoso, devido à festa do Sairé que acontece no período de 19 a 23 de setembro, e que atrai atenção do mundo inteiro.  Homens do Oitavo BEC também se encontram na área atingida pelo fogo. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve no local acompanhado de secretários e assessores vistoriando o local atingido pelo fogo.  

ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Criada pelo Decreto Lei Nº 17.771 de 02 de Julho de 2003, a APA/Alter do Chão, compreende uma área de 16.180 hectares. A Área de Proteção tem por objetivo ordenar a ocupação das terras de modo a promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos, do patrimônio natural, com vistas a assegurar o caráter sustentável da ação antrópica na região.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil