Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 16:15
19/09/2019 as 11:31 | Por Da Redação |
Hospital Municipal de Uruará recebe moderno aparelho de Raio-X
O exame de Raio-X procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar outros males
Fotografo: Portal Santarém
Agora, os pacientes não precisam esperar dias ou meses para fazer seus exames

Com objetivo de oferecer melhor atendimento para a população da área de influência da rodovia Transamazônica (BR-230), o Hospital Municipal de Uruará, no Pará, recebeu, neste mês, um moderno aparelho de Raio-X.

De acordo com o prefeito de Uruará, Gilson Brandão, a resolução do aparelho, do sistema CR, se assemelha a um equipamento de tomografia computadorizada, sendo todo digital, onde o exame e o resultado são feitos de forma instantânea.

"Os pacientes não precisam esperar dias ou meses para fazer o exame de Raio-X, todo informatizado. Isso é uma conquista pra nossa população e fruto do nosso trabalho, juntamente com a Câmara de Vereadores", destaca Gilson Brandão.

O EXAME

Também chamado de radiografia, o Raio-X é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.

Por ser de baixo custo, rápido e útil na investigação de uma série de doenças, é muito utilizado, por exemplo, nos setores de emergência e terapia intensiva dos hospitais do país.

OBJETIVO DO RAIO-X

O exame de Raio-X procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do Raio-X de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil