Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 09:03
27/05/2020 as 18:57 | Por Redação |
Hospital de Campanha de Santarém comemora mais de 100 altas médicas
São 101 pacientes que receberam altas médicas na Unidade
Fotografo: Reprodução
Três pacientes positivados para COVID-19 receberam alta nesta quarta-feira (25)

A emoção tomou conta da equipe nos corredores do Hospital de Campanha de Santarém (HCS), nesta quarta-feira (27), quando três pacientes confirmados de COVID-19 receberam alta médica. O clima era de comemoração entre a equipe e para comemorar a marca de mais de cem pacientes liberados, foi formado um corredor humano para que eles pudessem passar. Mantendo o protocolo do Ministério da Saúde (MS), agora o acompanhamento clínico segue por telemonitoramento domiciliar.

Os três pacientes são Anesio Caetano, Edinelson Silva, 40 anos, e Aurimar da Silva de 51 anos. Para tornar o momento da alta mais especial, eles carregavam folhas impressas que juntas formavam a frase: “Estamos recuperados da COVID-19”. Os familiares aguardavam no portão e ainda, alguns militares fizeram um corredor em homenagem ao policial Edinelson.

O médico de plantão do HCS, Luís Chaves, falou do sentimento de dever cumprido e felicidade de toda equipe pela marca atingida. ”Hoje, nós chegamos a marca de 101 altas médicas de pacientes que puderam retornar para as suas famílias. A sensação é de dever cumprido”, comemorou.

No momento da alta, seu Anesio fez um breve discurso aos colaboradores. Ele afirmou que poder sair foi um reencontro com a vida. “Eu quero dizer que vocês profissionais da saúde, sem distinção, a dedicação de vocês é admirável. Vocês merecem respeito. Toda hora é hora para vocês, que nos tratam com humanidade”, finalizou.

ALTAS COMEMORADAS

Segundo a equipe do HCS, quando o paciente recebe alta médica é motivo de alegria e satisfação. "É quando acontece uma breve pausa na rotina para acompanhar com aplausos os pacientes até o portão de saída", afirmou, Silvério Cardoso, Superintendente Regional do Instituto Panamericano de Gestão (IPG).

Para alguns pacientes a alta foi digna de surpresas, onde familiares e amigos os recepcionaram. Vanja dos Santos é um bom exemplo. Ela recebeu alta no dia 8 de maio, data de seu aniversário, e chegou ao portão de saída ao som de parabéns cantado pela família e pelos profissionais que atuam na Unidade.

Segundo a filha da paciente, Renata Barbosa, o dia não poderia ser melhor. “Nesse dia tão especial que é o aniversário dela, damos glória a Deus pela oportunidade de celebrarmos a vida dela levando-a para casa”, enfatizou.

No momento da saída, Vanja fez um discurso de gratidão para a equipe. “Quero agradecer a todos vocês que foram maravilhosos e acolhem todos com muito amor. Eu nunca vou me esquecer do carinho com o qual eu fui tratada”, disse emocionada.

Outro paciente que afirmou ter sido surpreendido foi Pedro Wilson, que é colaborador da equipe do SAMU. Ele foi recepcionado pelos amigos de trabalho e familiares. "Graças a Deus estou indo para casa. Agradeço a todos que oraram por mim”, comemorou.

Desde o dia 22 de abril, data de inauguração, o HCS já recebeu 175 pacientes. Parte deles foram transferidos e, hoje, há 56 pacientes no total em atendimento na Unidade.

SOBRE O HOSPITAL

O HCS é uma Unidade referenciada porta-fechada para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 de pacientes de baixa e média complexidade da região do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu, que apresentem quadro com critérios de internação.

O fluxo de internação do HCS segue os protocolos preconizados pelo MS e é feito através do Sistema de Regulação do Estado por meio de solicitação das secretarias de saúde.

Fonte: Portal Santarém e Natashia Santanna

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil